quinta-feira, março 14, 2013

PAPAS DE MOADO





Papas de Moado, nunca provei, e estas também não! Penso que nunca provarei, só se for enganada, pois o aspecto, parece chocolate. Na véspera de Natal desci a casa da minha amiga Manuela. Os pais tinham vindo passar o Quadra, e como são da Figueira da Foz, a mãe trouxe um tabuleiro de barro com as papas de Moado, uma sobremesa muito apreciada daquela zona. Nunca na minha vida tinha ouvido falar nem visto estas papas. Quando chego a mãe da minha amiga oferece logo as mesmas para eu provar. Ok, até aí tudo bem, mas como sempre eu pergunto o que é, e os ingredientes!?!? Ao qual ela me disse os ingredientes, mas, quando chegou à palavra "sangue", eu disse logo, não muito obrigada...:) acredito que seja um Manjar, mas, eu não quero muito obrigada. Mas, não deixei de tirar foto, para partilhar com os meus seguidores a receita. Esta receita retirei daqui, pois os ingredientes são os mesmos que a mãe da Manuela me disse, só que as quantidades, já faz a olho. O segredo que ela me disse, é preciso muita precisão no tempo de cozedura, pois leva imenso tempo, por isso é feito só por pessoas com mais idade, pois elas tem o segredo e paciência para aplicar...


Ingredientes:
Farinha - 1 kg
Sangue de porco - 1 Litro
Açúcar - 1,2 kg
Água - 3 litros
Sal - 30 gr
Cominhos em pó - 30 gr
Cravinho em pó - 30 gr
Canela - 1 colher (de chá)
Gordura de um lenço
Pinhões - 125 gr
Nozes com casca - 1 kg
Amêndoas - 100 gr
Passas de uva - q.b.

Preparação:1- Descascam-se as nozes e as amêndoas e partem-se em pedaços.
2 - Deita-se num tacho a farinha com água e sal, deixando-a cozer até que, depois de fria, se possa cortar à faca.
3 - Depois de cozida, mas ainda meio quente, mistura-se-lhe o sangue, a gordura, os temperos, bem como o açúcar.
4 - Volta a ferver, para cozer o sangue, retificam-se os temperos e misturam-se os pinhões, passas, amêndoas e nozes.

NOTA: É necessário o máximo cuidado em mexer sempre, pois têm tendência a pegar-se ao fundo do tacho e esturrar. Pode utilizar, além da colher de pau, uma pequena pá de ferro. Se verificar que pegaram, mude imediatamente de tacho, que deve ser sempre de metal.

5 - Depois de prontas, deite as papas em travessas e enfeite-as com canela em pó.

P.S. A mãe da minha amiga diz que a cozedura quando se adiciona o sangue, nunca é menos de uma hora. Sempre a mexer, sem nunca parar.

_____Tu escolhes, recolhes, eleges,

atrais, buscas, expulsas, modificas tudo
aquilo que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontades são a chave
de teus actos e atitudes...
São as fontes de atracção e repulsão
na tua jornada vivência.______

Chico Xavier