sexta-feira, abril 19, 2013

BATATAS ASSADAS RECHEADAS COM BACON E SALVA

Eu sei, eu sei, adoro mesmo o Jamie. Mas se nos cinco livros que tenho dele a quantidade de receitas que já fiz, nunca saiu nenhuma defraudada, só posso adorar o jovem. Ah, e deixem-se de "tangas" ele tem idade para ser meu filho, ok? Pois é, estas batatas, foi mais uma receita que retirei de um livro dele e acompanhou uns bifes da vazia grelhados. Só não utilizei os filetes de anchova, pois não é dos "dreams" dos filhos. Mas vou colocar a receita tal e qual o livro, pois quem gostar de anchovas colocam. Comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo....

Pré-aqueça o forno a 200º C, enfie a ponta de um descaroçador de maçã ou ananás, ou de um descascador convencional, na batata e rode-o à medida que entra, como se estivesse a descaroçar uma maçã-essencialmente, quer tirar um tubo de dentro da batata. Reserve o núcleo, pois vai usá-lo como tampa. Pique as batatas algumas vezes com um garfo e passe-as por azeite e sal.

Prepare o recheio de cada batata: uma fatia de bacon coberta com duas folhas de salva, um filete de anchova (não usei)  e uma fatia de alho. Rale um pouco de casca de limão e use-a para polvilhar. Dobre e enrole o recheio de forma a parecer-se com uma salsicha e coloque-o dentro de cada batata. Não se preocupe se houver pedaços a sair de cada ponta.

Corte os núcleos das batatas e enfie-os nas duas pontas de cada batata para manter o recheio no lugar. Ficarão um pouco de fora, mas não há problema. Coloque as batatas num tabuleiro de ir ao forno e asse no forno pré-aquecido durante cerca de uma hora, virando-as de vez em quando, até estarem estaladiças e cozinhadas.

___Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" para ser insignificante.___

Augusto Branco