quarta-feira, abril 17, 2013

PETITS-FOURS DE AMÊNDOA [2º]


Como disse aqui! Tinha que voltar a fazer os petits-fours, pois achei que a receita me enganou, pois saiu em roseta do saco pasteleiro, mas, mal os tabuleiros entraram em contacto com o calor do forno a massa começou a alastrar estilo "bolachinhas". Se fosse alguma receita de algum livro que não me inspirasse confiança, nem me preocupava mais, tinha ido direitinho para o canto. Mas, sendo a receita do meu livro "Doze Meses de Cozinha" um livro que adoro, o meu primeiro livro de culinária que me acompanha há 40 anos oferecido pelo meu saudoso pai, só podia fazer de novo, mas à minha maneira e nada de ensaios, fiz o que achei que tinha que ser feito e mais nada: acrescentar mais amêndoa e só. Assim, sim, ficou as tais rosetas, fiz pequenas e coloquei só uns tiquinhos de cereja, pois os meus filhos não é dos seus dreams frutas cristalizadas, e como não estamos na era do desperdiço, ficou até muito fofinhos e brutais como o meu provador oficial (filho) disse. Para a foto, coloquei uns num frasco com uma fitinha, pois é uma ideia, para oferecerem, quando vão a casa de uma amiga beber um chá, levar um miminho feito por vós e mais simples não há!


Ingredientes: (30 petits-fours)
-2 claras
-120 g de amêndoas peladas (usei 250 g)
-60 g de açúcar
-cerejas cristalizadas

Forrei dois tabuleiros com papel vegetal. Bati as claras numa tigela até estarem bem duras. Adicionei suavemente as amêndoas raladas, a que juntei o açúcar. Deitei o preparado num saco pasteleiro. Fui deitando montinhos. Decorei com quartos de cerejas cristalizadas. Levei a cozer a forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.

Nota: Além de acrescentar mais amêndoa não untei o papel vegetal dos tabuleiros, pois a própria gordura da amêndoa é mais que suficiente.

_____Ao longo da tua vida tem cuidado para não julgares as pessoas pelas aparências.________

Jean de La Fontaine