quarta-feira, maio 01, 2013

ROLO DE CARNE COM QUEIJO, BACON E ESPINAFRES


Ainda tinhas espinafres (ditos biológicos) resolvi fazer um rolo de carne.

Usei mais ou menos 800 g de carne, metade de porco e metade de peru. Coloquei a carne numa tigela, onde adicionei uma carcaça (papo-seco) humedecido em leite, juntei uma cebola nova picada, 2 dentes de alho picados, 1 ovo, 1 ramo de salsa picado, temperei com sal marinho e pimenta preta moída na hora. Com as mãos envolvi os ingredientes todos bem. Quando envolvidos, coloquei a carne em cima de uma folha de papel vegetal, polvilhado com pão-ralado. Espalmei a carne até ficar um retangulo grande, cobri a mesma com, bacon, fatias de queijo Flamengo e voltei a cobrir com os espinafres cozidos em água e sal e devidamente escorridos. Com a ajuda do papel fui envolvendo a carne até fazer o rolo (estilo enrolar uma torta). Coloquei o rolo num tabuleiro e reguei com 2 colheres de sopa de azeite. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até a carne estar cozinhada e lourinha, o que é rápido, eu para ver se está cozinhada, espeto a mesma com um espeto, se não sai liquido rosado, já está, ok? Servi com batatas doces assadas no forno, que fiz assim: Descasquei as batatas cortei-as em rodelas com a grossura de um dedo, coloquei-as num tabuleiro, temperei com sal marinho e pimenta-preta moída na hora, reguei com azeite (estilo 2 a 3 colheres de sopa) e levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, o que é vapt-vupt. Ouvi o comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo...

P.S. Ao fazer este prato lembrei-me do que se passa com as refeições de carne picada, em várias  grandes superfícies... Eu mando sempre picar a carne no talho, posso ter muita confiança, mas sou um pouco chata, nunca comprei já picada, pois para mim são restos de carnes, e eu nunca gostei de restos. Mas achei ridículo, o que se passou, as notícias eram só; a falar da carne de cavalo, para mim, essa notícia saiu no tempo exacto, para venderem mais papel. Na semana que foi retirado do IKEA as almôndegas, até me ri e chamei a filha para lhe dizer. Sim, pois tinha estado nessa superfície dois dias antes, e para minha admiração, a filha nesse dia não quis almoçar as almôndegas, pois quando vamos lá, era o que ela comia sempre... Gostava, mas nesse dia pediu outro prato. Então é assim: nunca mais ninguém ouviu falar de lasanhas, almôndegas, hamburgueres, etc, etc... Eu quando tinha 5 anos tive os Gânglios, a minha saudosa mãe sempre me disse, que nessa altura comi muita carne de cavalo receitado pelo médico. Sei que fiquei curada, e o médico disse à minha mãe: que eu podia lidar com Tuberculosos que nunca ia ter problemas...Ok, passado 49 anitos, não morri, continuo por cá! Para mim o grave é não mencionarem nos ingredientes/informações a carne, pois de resto isto já é uma náusea completa, quando querem que os Portugueses, se distraiam de outras noticias, é catrapúm, sai bomba!

Hoje é 1 de Maio, um dia para mim muito importante daí eu não partilhar uma citação, mas sim um vídeo que para mim tem muito significado, e é para meditarmos sobre à letra, pois se a conquistamos (liberdade) há que continuar a lutar para não a perdermos... e isso, só se consegue com actos e a nossa voz, deixemo-nos de carneiradas...