segunda-feira, julho 01, 2013

LICOR DE FIGO



O meu filho, quando em Dezembro chegou, resolveu dar uma razia aos licores. Foi ter com uns amigos ao Alentejo e levou alguns. Ok, quando chegou a casa, disse: que o pessoal ficou encantado com os ditos. Alguns nem gostam de álcool, mas quiseram provar, e ficaram fãs, disseram logo:- Mauro, queremos conhecer a tua mãe... Claro, que não sou hipócrita de dizer que não fiquei feliz, fiquei e muito. Agora há pouco (fez sábado oito dias) houve uma concentração de motas, aqui pertíssimo, onde ele levou o resto dos licores, e claro, quem não conhecia ficou também fã. Ah, e como foi pertíssimo de minha casa, fui conhecer algum pessoal, :) os meus licores ficaram com o nome de pingo de mel. O pessoal perguntaram-me qual o meu segredo de tal néctar dos Deuses. Ao qual respondi, que nem eu sei, só se é de não gostar de álcool, então eu faço os licores à minha maneira e a calda de açúcar, é mesmo calda de açúcar e não uma aguínha açucarada. Ou seja, o segredo está mesmo em mim, faço tudo com q.b. Já comecei com outra saga de licores. Dentro do móvel, já lá mora licor de laranja, licor de morango e outros que irei postando. Também, voltei a fazer o licor de canela, pois foi muito apreciado.  Vamos lá ver a simplicidade da receita deste licor de figo.

Coloquei dentro do frasco um kilo de figos frescos de pele preta (ok, gostei mais destes, mas, cada um faz com os que quiser) e cobri com aguardente à volta de 3/4 L. Agora está a hibernar dentro do móvel daqui a três meses, virei colocar o produto final.

Nota: A Isabelita, ao estar a postar o licor por finalizar, amigos (as) alguma fruta tem a sua época o caso dos figos, se eu só colocasse o produto final daqui a 3 meses, depois não encontravam os figos certo? Ah, e é se eu não me esquecer dos licores dentro dos móveis. Mas, acredito, que o meu filho não vá deixar eu esquecer. :)

Estou aqui no Instagram e facebook!

____Beber a grandes tragos extingue a sede; beber em pequenos goles prolonga o prazer da bebida. Assim é também com relação ao prazer do amor. E com tudo o mais na vida._____


Provérbio italiano