sexta-feira, agosto 30, 2013

FRANGO COM GENGIBRE E LARANJA NO FORNO



Resolvi improvisar o tempero pra um frango do campo (do talho), que deixei a marinar, de um dia para o outro (14 horas). Então vamos ver como fiz.

Cortei o frango em pedaços pequenos e temperei com sal marinho, gengibre ralado, pimenta-preta moída na hora. Juntei 3 colheres de sopa de azeite, sumo de uma laranja, e reguei com 80 ml champagne. Envolvi tudo muito bem tapei a tigela com película aderente e deixei a repousar no frigorífico as tais horas que disse anteriormente. Passado esse tempo coloquei o frango num tabuleiro de barro (todo arrumadinho), e reguei com a marinada. Levei a forno pré-aquecido a 180ºC, até assar o frango. (No tempo que esteve no forno fui virando para assar e alourar por igual. Servi com arroz branco.

Notas: usei o champagne, pois tinha sobrado da véspera, mas, podem usar vinho-branco, pois era o que eu usaria se não tivesse sobrado o dito. Agora já sabem a minha opinião sobre os frangos do campo que se compra, no talho, e supers, para mim, são frangos de aviários de cinco estrelas (pelo preço que se paga em relação ao simples frango). Pois, para mim campo significa outra coisa apesar de ser uma mulher da cidade, sei o que é campo e as galinhitas andarem todas felizes e contentes em liberdade, e não estarem presas em aviários stressadas (gargalhada). Ah, pois, as bichinhas também entram em stress.

_______Bem longe, lá na luz do sol estão minhas mais altas aspirações. Talvez eu nunca as alcance, mas posso olhar para cima e ver sua beleza, acreditar nelas e tentar seguir para onde apontam.__________

(Louisa May Alcott)