segunda-feira, setembro 09, 2013

BOLO DE AMORAS


Na minha arca já mora amoras, a chichada deu os seus frutos aqui para os meus lados. Além do licor de amoras, também fiz gelado, desta vez resolvi fazer um bolo. Vamos lá à receita.

Ingredientes:

-500 g de amoras
-100 g de manteiga (sem sal)
-200 g de açúcar
-1 colher de sobremesa de baunilha líquida
-3 ovos
-80 g de farinha
-100 g de Maizena (amido)
-1 colher de sobremesa de fermento em pó
-manteiga para untar a forma e açúcar em pó para polvilhar.

Lavei as amoras e sequei-as cuidadosamente com papel de cozinha. Reservei. Untei uma forma baixa (tarte de vidro). Espalhei as amoras sobre a forma. Entretanto bati a manteiga até ficar cremosa, depois adicionei o açúcar e a baunilha e bati até a mistura se mostrar homogenia. Juntei os ovos um a um, sempre a bater, nunca juntar o ovo sem o anterior estar bem misturado(à volta de 5 minutos) entre cada adição. Misturei as farinhas com o fermento e fui juntado à mistura anterior mexi muito bem. Quando bem envolvido deitei a massa na forma (tarteira), por cima das amoras, alisei bem e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo no meu forno foi de 50 minutos. Quando cozido retirei do forno e deixei arrefecer durante 15 minuto, ao fim desse tempo é que retirei da forma. Antes de servir polvilhei com açúcar em pó.

P.S. Peço desculpas da qualidade das fotos, mas, a Isabel anda a mil e sem tempo para grandes produções fotográficas.

________ Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri. Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda. Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça. Lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher. O tempo é outro. E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver._________

(Ana Jácomo)