sexta-feira, outubro 04, 2013

FEIJÃO PRETO COM PAIO


Este feijão serviu para acompanhar um entrecosto grelhado. Simples, e delicioso. Tenho uns paios congelados, que chegaram a minha casa, da zona de Cinfães. Resolvi descongelar um para fazer este acompanhamento. Vamos ver como fiz:

Coloquei um dente de alho (grande) picado num tacho juntei um fio de azeite e levei a lume (brando) o tempo de o alho largar o sabor. Juntei meio paio sem pele cortado em cubinhos e deixei cozinhar o mesmo sempre em lume brando. Quando o mesmo largou os seus próprios sucos, juntei uma lata de feijão preto grande com o liquído, e temperei com pimenta-preta moída na altura. Sempre em lume brando, deixei harmonizar sabores.

Notas: não, não esqueci o sal, mas o sal do paio, foi mais que suficiente para o meu gosto. Mas, cada um sabe do seu. Em vez de paio, podem usar chouriço. Mas nunca esqueçam, a boa qualidade dos enchidos que usarem, ok?

_____ Saímos pelo mundo em busca de sonhos e idéias. Muitas vezes, colocamos em lugares inacessíveis o que está ao alcance das mãos. Quando descobrimos o erro, sentimos que perdemos tempo buscando longe o que já tínhamos perto. Nos culpamos pelos passos errados, pela procura inútil, pelo desgosto que causamos. Não é bem assim: embora o tesouro esteja enterrado na sua casa, você só irá descobri-lo quando se afastar... “No final você só irá entender o valor quando perder e depois recuperar.________

(Paulo Coelho)