sábado, novembro 30, 2013

A CONTINUAÇÃO DO MEU DIA MENOS BOM!


(Imagem retirada da net)

Tenho recebido vários emalis, a perguntarem-me como me encontro depois deste dia.

Sou uma mulher, como eu sempre digo: "ELE" é mesmo meu amigo. Nas notícias falam mal do programa de saúde do nosso País. Ou sou uma mulher muito sortuda, pois nunca tive razão de queixa e continuo com a mesma opinião. Neste dia o Dr. C.N.A. tratou de mandar-me fazer exames, análises. Depois de fazer os mesmos, pediu-me para ir ter com ele ao consultório (não precisei de marcar consulta, é só mesmo bater na porta do consultório). Passado 2 semanas (depois de ter acabado a medicação) voltei a repetir os exames e análises, e lá voltei ao consultório mostrar os mesmos. Lá estive a falar com o Dr., sobre o que se passava comigo, pois eu sou uma mulher que quero saber tudo! Depois a brincar com ele, disse-lhe:-Sr. Dr. desculpe de eu ser chatinha, mas, não se esqueça que tenho os meus filhos, a Vivi e o Mauro (ele conhece-os muito bem). Ao qual ele a rir-se, pois já me conhece há perto de quinze anos, respondeu logo:-Ó Isabel, primeiro está a Isabel e depois os filhos...Bem, escusado será dizer: que o contradisse: Dr. primeiro de tudo na minha vida está os meus filhos, sou uma mulher, que me AMO e muito, aliás sempre me AMEI, mas, AMO MUITO mais os meus filhos, ok, riu-se, e como já me conhece, disse logo: Pronto, pronto...está bem.

Continuamos na conversa e ele a ver na agenda dele quando é que a Dra. de Endocrinologia ia ao Centro de Saúde da Charneca (o meu Centro de Saúde) estava marcada passado uma semana. Ok, o Dr. ficou com os exames, e o meu nº de telm. para me ligar, e dizer qual o dia da minha consulta da especialidade, no Hospital Garcia De Horta. Despedi-me e lá sai a pensar nas notícias que oiço, e pensei, nem daqui a um ano tenho a consulta, ainda tenho que ir para o privado. Mas não é, que passado uma semana estou a receber uma chamada de um numero desconhecido, era o Dr. a dizer-me para passar por lá (consultório)para ir buscar as análises e exames, pois tinha consulta daí a 3 dias no Hospital Garcia De Horta, e tinha que levar os mesmos...

Então ontem dia 29, lá vou eu para o Hospital, a consulta era às 10,45 h, mas saí de casa eram 9,20h, é um pouco ou muito complicado arranjar lugar naquele Hospital, nem a pagar, e uma das coisas que detesto é chegar atrasada, seja a que lugar for, para mim é uma falta de educação. Quando lá cheguei confirmei a consulta, e sigo para o consultório da Dra. I. M. esperei talvez 20 minutos a ser chamada, mas nesse espaço de tempo ouvi a conversa de duas senhoras, uma que esperou 2 anos pela consulta no Hospital, a outra senhora andou no privado 8 anos há espera da consulta do Hospital. Uma era da zona da Charneca de Caparica (minha zona) a outra era da Sobreda. Ok, sou eu que sou uma sortuda com os médicos. Saí do consultório renovada, primeiro mais uma médica que conheci na minha caminhada, simplesmente fantástica, conversamos, rimos (ok, depois de eu saber que está tudo bem, que ainda estou para as curvas), ou seja, foi o confirmar do que eu já sabia, pois o meu médico já me tinha dito, mas prontes, gostei de ouvir outra vez, eu sei, eu sei, sou uma eterna chatinha. Como disse mais atrás continuo a não ter razão de queixa do nosso sistema de saúde, não sei o dia de amanhã, hoje, estou satisfeita...

O meu filho há pouco tempo a falarmos de médicos, disse:- Mãe, os médicos gostam todos de ti, explicam-te, atendem-te sempre, lembro-me do Dr. Castro Ferreira que ia lá a casa (vivíamos na Amadora ainda) fazer as minhas consultas e da Vivi. Era o Pediatra, eu sempre fui muito chatinha, sempre fui muito mãezona, e ele sabia, pois tinha filhas/os (8)onde tinha uma filha com a minha idade, e admirava-me como eu era, como mãe, sempre com muito cuidado. Em vez de eu ir para Algés (local do consultório) vinha ele a minha casa depois de terminar as consultas. E se por acaso eu lhe ligasse, para casa, e não estivesse, a esposa dizia-lhe: telefonou a mãe da Viviana e Mauro, ele nem me ligava de volta, ia logo direito a minha casa. Depois infelizmente faleceu, tinha o meu filho 3 anos e a minha filha 8, lá vou eu à procura de outro excelente médico Pediatra, naquela altura, tinha que ser com o ouvir falar, etc, pois não havia pesquizas. Descobri o Dr. Albino Santos Antunes, que morava em frente da minha casa, e tinha consultório também na Amadora. Ok, tirei a sorte grande, um médico excelente, como eu dizia: era Deus no Céu e Dr. Antunes na Terra. Foi o Pediatra deles, e depois quando cresceram, continuou como médico (Clinica Geral) pois ele era médico dos pais e filhos. Continuei com uma ligação excelente, talvez porque sempre fui muito responsável, sempre gostei de saber tudo, sempre fui muito curiosa, sempre fui muito atenta e cuidadosa, daí, ter sempre uma relação com os médicos excelente, pois eles viam que eu não era descuidada, seguia o que mandavam fazer, claro, que também colocava muitas questões, pois eu sempre adorei ler, e em 1979 quando a filha nasceu, comprei logo o livro o "Meu Filho Meu Tesouro" escrito pelo Dr. Benjamin Spock, comprava a revista mensal "Pais e Filhos" que na altura era Brasileira. Lia, e lia, ok, não quer dizer, que soubesse algo de medicina, mas, nova como era, as questões que eu colocava eram pertinentes, não eram descabidas, tinham nexo. Dai talvez eles ligarem ao que eu dizia. Fui uma mãe um pouco ou muito chatinha, mas, não me arrependo nadica. Pois não pudia ter melhores filhos. Tenho dois tesouros, ela com 34 e ele com 29. Obrigada meus filhos, por terem-me escolhido para vossa mãe, e serem os filhos que são!