quarta-feira, novembro 27, 2013

BACALHAU À LAGAREIRO



Bacalhau, é tudo de bom! Feito nas cinco mil maneiras. (Sorrisos) ah pois, as mil e uma maneira já lá vai há um tempinho. Esta é uma das receitas mais simples mas não menos deliciosa... Vamos ver como faço.

Lavo muito bem batatinhas pequenas, levo a cozer as mesmas em água e sal marinho. Quando cozidas, escorro a água e deixo arrefecer um pouco (só para não queimar as mãozitas). Depois dou-lhes um morrito delicado nas batatas. Num tabuleiro de barro coloco um fio de azeite (azeite de Murça virgem extra) coloco as postas de bacalhau (demolhado) com a pele virada para baixo. Rodeio o bacalhau com as batatas esmurradas, polvilho com alho em falhas (bastante) e umas fatias de pimento vermelho, rego abundantemente com o azeite de Murça virgem extra, e levo o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180ºC, até o pimento assar, pois é o tempo ideal de assar o bacalhau. Servir de seguida.

Notas: Quando o pimento está assado (murcho), o bacalhau também está assado, pois se o mesmo passa do tempo, fica seco.

___Se quiser triunfar na vida, faça da perseverança a sua melhor amiga; da experiência, o seu conselheiro; da prudência, o seu irmão mais velho; e da esperança; o seu anjo da guarda.____

(Joseph Addison))