quarta-feira, janeiro 29, 2014

SORVETE DE AMORA


A receita deste maravilhoso sorvete saltou deste livro. Quem me segue sabe que na altura das amoras eu vou à chinchada :) estas amoras estavam congeladas e ainda mora mais no mesmo sitio que saltou estas... Agora a nota do meu provador oficial (filho): brutal!

Ingredientes:

-375 g (3 chávenas de amoras frescas)
-250 g de açúcar
-375 ml de água
-3 colheres de sopa de sumo de limão acabado de espremer

Misturar a água e o açúcar numa caçarola pesada. Ferver em lume médio/alto, mexendo até o açúcar dissolver e a calda ficar translúcida, o que levará cerca 1 minuto.

Acrescentar as amoras à calda e deixar que levante fervura em lume médio/alto. Baixar para lume brando e continuar a cozinhar durante cerca de 2 minutos, mexendo sem parar até as amoras amolecerem e começarem a desfazer-se.

Passar as amoras por uma peneira fina para uma tigela, comprimindo-as com uma colher grande. Deitar fora as sementes e a polpa espremida.

Adicionar o sumo de limão à calda de amoras e mexer para incorporar. A quantidade obtida deve ser de cerca de 375 ml. Cobrir e manter no frigorífico durante pelo menos 3 horas ou até 8 horas (eu ao fim de 2 horas estava na temperatura perfeita).

Deitar a calda de amoras na sorveteira.

Nota do livro:Este sorvete não endurece tanto como outros que se encontram neste livro devido ao elevado teor de açúcar das amoras. É, portanto, um sorvete macio.

_______Ser sensível nesse mundo requer muita coragem. Muita. Todo dia.__________

(Ana Jácomo
)