quarta-feira, janeiro 22, 2014

TRONCO DE NATAL



Quem me segue sabe que tenho várias tortas (troncos de Natal) no blog. Fica aqui mais um que o meu provador oficial (filho) disse: brutalíssimo. Recheei com ovos moles, que este Natal fiz e abundou na minha mesa de Natal, nos recheios das iguarias. Vamos à receita da torta.

Ingredientes da torta.

-125 g de açúcar
-60 g de farinha
-3 ovos
-1 colher de café mal cheia de fermento em pó.

Bati as claras em castelo e reservei. Bati as gemas com o açúcar até engrossarem. Adicionei-lhe, pouco a pouco a farinha peneirada com o fermento, batendo sempre. Envolvi as claras delicadamente com a colher de pau. Deitei o preparado num tabuleiro bem untado com manteiga espalhei a mistura para ficar uniforme. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, levou 13 minutos no meu forno. Quando cozinhada, deitei a torta num pano de cozinha húmido cobri com os ovos moles e enrolei a torta, deixei enrolada até arrefecer totalmente. Depois cortei uma ponta em diagonal, barrei a torta com ganache (que fiz com chocolate preto e natas) coloquei a ponta e cobri a mesma com o ganache. Enfeitei e polvilhei com açúcar em pó.

Ovos Moles:

-300 g de açúcar
-água
-3 gemas + 1 ovo

Coloco o açúcar no tacho e cubro o mesmo com água. Deixo ferver até ficar um ponto de pérola fino, quando atingido o ponto retiro o tacho do lume e deixo arrefecer. Quando frio junto as gemas batidas com o ovo, envolvo muito bem com a vara de arames e levo ao lume até engrossar (cozinhar os ovos) o que é rápido. Assim temos um creme de ovos moles caseiro (se é que posso ter a pretensão de dizer tal, pois os ovos vêm do Hipermercado :).

O que me vale é que tenho uma alma muito bem-disposta, todos temos, ela sempre dá um jeito de me fazer encarar as lições. Apronta mestres. Improvisa material didático. Reinventa métodos. Brinca com a minha ilusória fuga. Aguarda-me nas salas de aula porque sabe que, no fim das contas, eu apareço. Aguarda-me porque sabe que tantas vezes preguiçosa por ter tanto pra aprender, tanto pra curar, tanto pra transformar, no fundo, continuo interessadíssima em crescer.

(Ana Jácomo)