terça-feira, maio 27, 2014

BISCOITOS COM AMENDOINS


Quem me segue sabe perfeitamente o porquê? Do Cozinhar com os Anjos nos últimos tempos andar tão fértil em biscoitos/bolachas/cookies :).


Vamos ver como fiz estes:


Ingredientes:

-120 g de manteiga sem sal, amolecida (uso sempre sem sal)
-50 g de açúcar demerara
-1 ovo grande separado
-1/2 c. de chá de baunilha líquida
-150 g de farinha
-1 pitada de sal
- 1 mão-cheia de miolo de amendoins sem sal picados grosseiramente

Bati a manteiga e o açúcar numa tigela grande até ficar leve e fofo. Juntei a gema e a baunilha sempre a bater, adicionei a farinha e sal, batendo para ligar. Embrulhei a massa em película aderente e foi descansar durante duas horas para o frigorífico. Ao fim desse tempo forrei tabuleiros com papel vegetal e reservei. Num prato de sopa, bati ligeiramente a clara (nunca em castelo). Noutro prato coloquei o amendoim picado grosseiramente. Moldei a massa em bolinhas do tamanho de uma noz. Envolvi as mesmas na clara previamente batida e depois foi envolver nos amendoins. Coloquei as bolinhas um pouco espaçadas entre si nos tabuleiros reservados. Levei a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC. O tempo de aloirar (10 minutos no meu forno, mas como eu sempre disse, cada um sabe do seu forno). Deu 30 biscoitos.


"O segredo da saúde,mental e corporal,está em não se lamentar pelo passado,não se preocupar com o futuro,nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabia e seriamente o presente."
 
(Buda)