quarta-feira, setembro 03, 2014

BOLO COM LARANJA EM CALDA




Esta receita saltou do meu caderninho :) que delicia de caderninho e bolo. Vamos à receita.

Ingredientes:
-125 g de manteiga
-110 g de açúcar
-2 ovos
-260 g de farinha
-1 colher de chá de fermento
-125 ml de leite
-raspa de 2 laranjas
-60 ml de sumo de laranja



Calda de laranja:
-250 ml de sumo de laranja
-110 g de açúcar

Untei e forrei com papel vegetal uma forma de bolo inglês. Reservei. Bati com a batedeira a manteiga e açúcar até obter uma mistura fofa. Adicionei os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição até que fiquem bem dissolvidos. Juntei a farinha misturada com o fermento por duas vezes, o leite, raspa e o sumo da laranja sem deixar de bater. Deitei a mistura na forma reservada e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 50 minutos. Ao fim desse tempo desenformei o bolo retirei o papel vegetal e voltei a colocar o bolo na forma. Reguei com a calda quente e deixei na forma até arrefecer.



Calda de laranja: Misturei o sumo e o açúcar num tacho. Levei a lume brando sempre a mexer, sem deixar ferver, até que o açúcar se dissolvesse. Nessa altura aumento o lume para o máximo só o tempo para levantar fervura. De seguida voltou a lume brando, sem mexer, durante 10 minutos, o tempo que levou a espessar a calda ligeiramente.

"Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo."
 
(Oscar Wilde)