sexta-feira, novembro 21, 2014

BOLO FOLHADO COM OVOS MOLES E DOCE DE CHILA (GILA)



Resolvi improvisar. :) Bolo Rei adoro, os meus filhos idem. O filho vinha jantar, pensei fazer peixe grelhado, precisava de um doce (adoçar a boca aos filhos). :) Ah  pois é, o filho até já gosta bastante de peixe, a filha é que não consigo convencer. Continua a torcer o nariz. Mas, voltando ao bolo rei, resolvi fazer um folhado. Tenho sempre massa folhada fresca do LIDL (a massa folhada que gosto) na arca como já informei no patamar das "dicas". Doce de chila (gila) tenho sempre todo o ano. Já moram algumas abóboras gilas na minha garagem para fazer mais doce. :) Para este tamanho de bolo utilizei 2 rolos de massa folhada. Vamos ver como fiz.



Ingredientes:
-2 massas folhadas frescas
-ovos moles
-doce de gila
-amêndoa sem pele picada
-cerejas cristalizadas
-açúcar em pó q.b.
-1 gema



Ovos Moles:
-300 g de açúcar
-água
-3 gemas + 1 ovo

Coloco o açúcar no tacho e cubro o mesmo com água. Deixo ferver até ficar um ponto de pérola fino, quando atingido o ponto retiro o tacho do lume e deixo arrefecer. Quando frio junto as gemas batidas com o ovo, envolvo muito bem com a vara de arames e levo ao lume até engrossar (cozinhar os ovos) o que é rápido. Assim temos um creme de ovos moles caseiro (se é que posso ter a pretensão de dizer tal, pois os ovos vêm do Hipermercado. :)


Retirei as massas folhadas do congelador. Fiz os ovos moles e deixei arrefecer. Abri a 1º massa e coloquei o doce de gila  numa ponta da massa toda a largura da mesma. Cobri o doce de gila com ovos moles. Enrolei a massa (estilo torta recheada) cortei em bocados que coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal. Com os bocados fui dando o jeito do bolo rei (redondo). Fiz o mesmo à 2º massa folhada e completei o bolo.  Pincelei o bolo com a gema batida. Coloquei as cerejas e polvilhei com a amêndoa. Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, até alourar. Depois de frio polvilhei com açúcar em pó. Comentário do meu provador oficial (filho): brutal!

Nota: Não utilizei outros frutos secos ou cristalizados, mas podem dar asas à vossa imaginação. Assim, fiz um "estilo" de bolo rei (só no feitio). Podem enrolar os rolos da massa recheada sem cortar em bocados. Eu ao cortar, foi mais para dar o estilo do bolo rei (rustico).

"A beleza ideal está na simplicidade calma e serena."
(Johann Goethe)