sexta-feira, fevereiro 13, 2015

STRUDEL COM MASSA FOLHADA


 
 
O verdadeiro Strudel (Apfelstrudel) já o tinha feito aqui! Sim, estas massas frescas são óptimas para  uma pressa, mas claro, que não substitui uma boa massa onde coloquemos as mãos na dita. Mas tinha comprado umas maçãs Royal Gala lindas, mas eram só lindas, pois o sabor de lindinhas não tinha nada. Resolvi fazer uma sobremesa com elas. Descongelei uma massa folhada do LIDL, que tenho sempre congeladas, assim para uma situação como esta (quando me apetece).  Alterei o recheio. Vamos ver como fiz.
 



Para o recheio:
-5 maçãs Royal Gala (usem maçãs ao vosso gosto)
-2 c. de sopa de manteiga
-30 g de pão ralado
-100g de açúcar mascavado
-80 g de passas uma mistura de brancas e pretas (deixei a marcenar em licor de laranja)
-50 g de amêndoas em palitos
-casca ralada de 1 limão e de 1 laranja
-1 c. de sobremesa de canela


 Descascar as maçãs. Cortá-las aos pedaços não muito grandes. Salteá-las em manteiga e açúcar. Não devem ficar desfeitas. Passar as maçãs para um prato grande para arrefecerem. Juntar o pão ralado, as passas merceadas, as amêndoas em palitos , a casca ralada do limão e laranja e a canela. Misturar delicadamente. Entretanto abri a massa e deitei a mistura no meio da massa (fiz um monte todo o comprimento), fechei a massa com a ajuda de pincelar toda à volta com água frita. Pincelei por cima também com água fria. Levei ao forno pré-aquecido a 200ºC. O tempo de aloirar e folhar a massa. Quando frio polvilhei com açúcar em pó.

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
 
(Charles Chaplin)