Ontem foi um Domingo assim para o esquisito, ora chovia, mas chovia à séria, ora fazia sol (um meio escondido), pronto nem era carne nem era peixe. O filho vinha jantar. Sábado tinha pensado fazer um peixe no forno, mas quando no Domingo vi nascer o dia dei logo a volta, resolvi por entre a chuva, fazer um cozido à portuguesa fingido como eu lhe chamo, e o filho adora. Uma comida de Inverno, mas muito reconfortante, e este Domingo pedia isso mesmo. Apesar de há menos de uma semana já ter dado uns mergulhitos na minha praia, parece que o tempo voltou para trás. Bem, mas também pedia uma sobremesa de chocolate que o filho adora, e que há muito tempo não faço. Além da fruta e variedade que nesta altura abunda na minha casa, o filho adora um miminho (chocolate). :) Resolvi o problema com este Brownie com chocolate Mars. Vamos lá à receita.
Ingredientes:
-100 g de chocolate preto
-4 chocolates Mars
-150 g de manteiga
-70 g de farinha
-1 c. de chá fermento em pó
-130 g de açúcar
-2 ovos grandes
-1/2 vagem de baunilha (sementes)
-1 pitada de sal
Aqueci o forno a 180ºC. Untei com manteiga e forrei com papel vegetal uma forma retangular de 23 x 23 cm. Derreti o chocolate preto, 2 Mars, manteiga e açúcar em banho-maria. Deixei arrefecer um pouco. Adicionei os ovos e as sementes de baunilha e bati muito bem até estar uma massa homogénea. Adicionei a farinha misturada com o sal e fermento. Envolvi muito bem sem bater. Deitei a mistura na forma espalhando uniformemente. Cortei aos bocados os outros dois chocolates Mars e espalhei por cima da massa. Levei o tabuleiro ao forno. No meu forno levou 30 minutos. Mas cada um sabe do seu forno. Já sabe, que o Brownie é um bolo húmido então o palito não serve nesta receita. Desenformar depois de frio. Cortar em quadrados e polvilhar com açúcar em pó. Ouvi o comentário do meu provador oficial (filho): Brutal!
Notas: Na superfície do Brownie espreitava o chocolate/caramelo Mars. Várias texturas, o crocante da capa da superfície com o caramelo. :) ui, é de ir ao Céu.
"A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe.
Tenha a sabedoria superior. Seja um eterno aprendiz na escola da vida."
(Chico Xavier)