segunda-feira, junho 01, 2015

GELADO [MONTANHA DE SABORES]


 
 
Resolvi fazer uma sobremesa diferente. :)  Gelado montanha de sabores? Sim fiz uma explosão de sabores, todo dentro da mesma taça (neste caso, frasco). Baptizei com este nome, mas vocês coloquem o que mais gostarem, ou então nem coloquem nenhum e deliciem-se. ;) Tinha gelado de chocolate (sem nozes) e de baunilha, resolvi fazer o de caramelo. Já sabem basta carregar nos links e vão dar às receitas dos gelados de chocolate e baunilha ok?


Gelado de caramelo:
-300 g de açúcar
-150 ml de leite (meio gordo ou gordo)
-4 gemas de ovos
-400 ml de natas

Aqueci 200 g de açúcar numa frigideira e deixei caramelizar, mexendo sempre. Juntei o leite e deixei ferver lentamente, enquanto ia mexendo o caramelo (para envolver com o leite). Deixei arrefecer. Bati as gemas com o restante açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Adicionei o creme de caramelo pouco a pouco e sempre a mexer até estar uma mistura homogénea. Juntei as natas batidas em chantilly, e envolvi muito bem na mistura sem bater. Deitei a mistura na sorveteira a trabalhar, durante 25 minutos.

Creme de chocolate e amendoim:
-120 g de chocolate preto (70% cacau)
-4 c. de sopa de manteiga de amendoim
-5 c. de sopa de xarope de bordo (maple syrup)

Coloquei os ingredientes numa frigideira e levei a banho-maria a derreter e obter uma mistura homogénea.

Montagem do gelado: Coloquei 1 bola de gelado de caramelo, de seguida uma bola de chocolate e outra de gelado de baunilha. Reguei com o creme de chocolate e amendoim e polvilhei com amendoim salgado. O sabor ficou divino. Peço desculpa das fotos mas escolhi mal o recipiente para colocar o gelado visualmente não ficou bonito, mas de sabor podem crer que ficou brutal. Podia fazer outra produção fotográfica? Podia, mas não me apeteceu. :)

"A verdadeira felicidade vem da alegria de atos bem feitos, do sabor de criar coisas renovadas."
 
(Antoine de Saint-Exupéry)