segunda-feira, setembro 07, 2015

CREPES SUZETTE [CREPES FLAMBÉES]



Esta receita saltou do meu livro Doze meses de cozinha. Mas gostamos muito mais dos meus crepes, ou repondo a verdade do meu tio. :)


crepe Suzette é uma sobremesa da cozinha tradicional francesa.

O crepe Suzette é uma maneira de cozinhar os crepes que consiste em barrá-los com uma manteiga perfumada com sumo e raspa de tangerina e um licor de laranja amarga, dobrá-los em quatro, regá-los depois com uma mistura de licores e servi-los em chama. Diz-se que os crepes suzette foram pela primeira confeccionados por Auguste Escoffier, em honra ao rei Eduardo VII da Inglaterra o qual teria batizado tal iguaria com o nome de uma jovem vendedora de violetas que dele se aproximou.

Fonte:Wikipédia.



Crepes flambées tradicionalmente, no dia 2 de Fevereiro [la Chandeleur (a Candelária)], os Franceses cozinham e comem crepes, o que, segundo a lenda, lhes garantirá a abundância durante o ano inteiro, desde que segurem uma moeda ou peça de ouro quando virem os crepes.

Fonte: Doze meses de cozinha.

Ingredientes massa de crepes:
-100 g de farinha
-50 g de manteiga
-3 ovos
-2,5 dl de leite
-1/2 laranja
-sal
-açúcar

Ponha a farinha numa tigela e faça uma cova no centro; deite dentro dela os ovos inteiros, a raspa da casca da laranja, uma pitada de sal e 1 dl de leite frio. Mexa tudo muito bem com uma vara de arames e adicione o restante leite. Passe a massa por um passador e junte-lhe a manteiga derretida. Deixe a massa descansar um pouco e faça os crepes como habitualmente.

Molho:
-1 cálice de rum ou brandy (usei brandy)
-75 g de manteiga
-150 g de açúcar (usei 100 g de açúcar mascavado)
-1 cálice de Cointreau
-1 cálice de curaçau (não usei)
2 dl de sumo de laranja
-1 dl de sumo de tangerina
-1 laranja
Leve ao lume uma frigideira com a manteiga , misturada com o açúcar, o brandy, os sumos os licores e a raspa da casca da laranja. Deixe ferver um pouco. Introduza os crepes no molho preparado, polvilhe com açúcar, dobre-os em quatro e coloque-os na frigideira. Regue-os com mais um pouco de ambos os licores e puxe fogo. Sirva os crepes imediatamente, na própria frigideira ou numa travessa, regados com o molho bem quente e polvilhados com mais açúcar.

Notas: Fiz o flambée, mas não mergulhei os crepes no molho, preferi regar com o molho. Não polvilhei com o açúcar como pede a receita.

"O homem/mulher superior atribui a culpa a si próprio/a; o/a homem/mulher aos outros.

(Confúcio)