sexta-feira, outubro 09, 2015

BOLO DE COCO COM GILA/CHILA COBERTO COM DOCE DE OVOS




 A M. pediu-me se eu fazia o bolo de aniversário do pai, um bolo pequeno e simples? Eu disse que sim, mas ela disse logo: não pode levar chocolate Isabel, que também quero comer uma fatia. :) Fiz um bolo simples e delicioso. 


Ingredientes:
-250 g de açúcar
-200 g de coco ralado
-300 g doce de chila/gila (o meu doce)
-6 ovos

Bati o açúcar com os ovos até ficar cremoso e esbranquiçado. Juntei o coco e depois o doce, batendo bem. Deitei a mistura numa forma untada e polvilhada de pão ralado. Levei ao forno a 180ºC, até corar por cima, nessa altura cobri com uma folha de papel manteiga e baixei o forno para 160ºC, até terminar a cozedura do bolo. Neste bolo, o teste do palito não serve, pois o bolo é húmido. No meu forno levou 1 hora e 15 minutos. Deixar o bolo arrefecer um pouco antes de desenformar. Cobri com doce de ovos.


Doce de ovos:
-3 gemas
-125 g de açúcar
-60 ml de água
-vagem de baunilha

Coloco um tacho ao lume com a água, açúcar e a vagem de baunilha. Deixo fazer ponto de pérola (leve), depois retiro o tacho do lume e a vagem e deixo arrefecer um pouco. Quando morno juntei as gemas batidas e envolvi muito bem com a vara de arames. Levo de novo ao lume até cozer as gemas e fazer o ponto de estrada.

P.S. Não há fatia do bolo aberto como é óbvio. ;) Mas o meu provador oficial (filho) disse que estava: brutal.

"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo."

(Confúcio)