quarta-feira, janeiro 06, 2016

BOLO DE BAUNILHA E CANELA COM RECHEIO DE DOCE DE LEITE


Pediram-me um bolo, a pessoa em questão gosta de canela. Resolvi fazer dois bolos, um de sabor a baunilha e outro a canela e rechear intercalados com doce de leite. Cobri com frosting  de baunilha. Fotos do interior, não há. :)

Ingredientes:
-2 chávenas de farinha
-1 chávena de açúcar amarelo
-150g de manteiga (amolecida) (usei sem sal)
-4 colheres de sopa de leite
-4 ovos grandes
-1 c. de chá de baunilha líquida)
-1 colher de chá de fermento

Começar por misturar o leite (morno), os ovos e a baunilha. Bater bem. À parte misturar a farinha, o açúcar, o fermento. Bater tudo muito bem. Adicionar a manteiga amolecida e ir juntando à mistura aos poucos até ficar tudo bem ligado.
Levei a cozer a forno pré-aquecido a 180ºC, em forma untada e polvilhada de farinha. Levou 50 minutos.

2º bolo ingredientes:
-2 chávenas de farinha
-1 chávena de açúcar amarelo
-150g de manteiga (amolecida) (usei sem sal)
-4 colheres de sopa de leite
-4 ovos grandes
-1 c. de sopa (rasa) de canela
-1 colher de chá de fermento

Começar por misturar o leite (morno) com  os ovos. Bater bem. À parte misturar a farinha, o açúcar, o fermento e a canela. Bater tudo muito bem. Adicionar a manteiga amolecida e ir juntando à mistura aos poucos até ficar tudo bem ligado.
Levei a cozer a forno pré-aquecido a 180ºC, em forma untada e polvilhada de farinha. Levou 50 minutos.

Creme de leite:
-1 lata das grandes de leite condensado do Lidl
Coloquei a lata na panela de pressão com água até meio da lata. Levei a panela ao lume. Quando começou a apitar contei 50 minutos, o tempo de fazer um creme de leite cremoso.

Frosting de baunilha:
-300 g de açúcar em pó
-50 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-125 ml de queijo creme (frio)
-1 c. de sobremesa de baunilha líquida

Com ajuda da batedeira elétrica, a uma velocidade média, bata o açúcar em pó juntamente com a manteiga até estar tudo incorporado. Junte o queijo creme e bata a uma velocidade média durante 4 minutos, até estar bem fofo, depois junte a baunilha e bata até envolver bem (o que é rápido). Não deixe bater demais, para que o frosting não perca a consistência.

Montagem do bolo:

Cortei os dois bolos ao meio. No prato coloquei metade do bolo de baunilha, cobri com creme de leite, coloquei de seguida metade do bolo de canela que voltei a cobrir com creme de leite, de seguida de novo o de baunilha e creme de leite por cima. Por último coloquei coloquei a última parte do bolo de canela e cobri o bolo com o frosting.

" Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."


(Dalai Lama)