quarta-feira, fevereiro 24, 2016

PARGO NO FORNO



O filho vinha jantar, eu perguntei-lhe o que queria para comer? Ao qual respondeu: peixe. Resolvi fazer Pargo no forno. Vamos ver como fiz.


Num tabuleiro de barro coloquei uma camada de cebola cortada às rodelas e dentes de alho laminados. Coloquei o Pargo devidamente arranjado, batatas doces cortadas em rodelas que previamente dei uma cozedura, e meia dúzia de batatinhas primor que também levou uma cozedura prévia. Polvilhei com salsa picada sal marinho, colorau e pimenta preta moída na hora. Reguei com azeite e salpiquei com uns pingos de vinho branco. Levei a assar no forno a 200ºC.

Notas: Esta salsa tinha sido apanhada e oferecida, o que adorei pois cheirava a salsa mesmo e o sabor deu um toque muito especial ao peixe. Não sei se vos acontece, mas a mim sim, ou então sou a eterna chatinha, mas hoje em dia, não era como antigamente (não, não estou a falar que ofereciam a salsa e que hoje temos que comprar) estou sim a falar nas grandes superficies, tenho que cheirar, e cheirar mas mesmo assim, não cheira a nada, trago e sei que é salsa pelo feitio da folha, e isso aplicasse aos coentros também. Fazer um molho à espanhola com esta salsa que utilizei, devia ser regressar aos tempos da minha infância. Lembrei-me tarde demais...a salsa já era. :)

"Aprendi com as primaveras a deixar-me corta e a voltar sempre inteira."

(Cecília Meireles)