sexta-feira, abril 29, 2016

BOLO DE CHOCOLATE RECHEADO COM MOUSSE DE CREME PASTELEIRO [ANIVERSÁRIO DA FILHA]





É difícil, ou começa a ser escolher um bolo de aniversário para os meus filhos, já tenho "quase" 200 bolos no blog, e se calhar com o que está em rascunho, já cheguei a esse numero. :) Sou a eterna chatinha, se há pessoal que faz sempre o mesmo bolo, ou então há aquele pessoal que faz sempre o bolo de iogurte, só acrescenta, sementes e afins, eu não. Como já disse aqui, bolo de iogurte para mim é bolo de iogurte só, o sabor que tenho na memória desde criança. Fiz o Cheesecake de chocolate para o filho, para a filha este ano tinha que ser de chocolate também! ;) Se não, ainda "rifada" a mãe... o recheio: mousse de creme de pasteleiro, a receita saltou do meu livro Paixão pelo Chocolate, só utilizei metade da receita da mousse para rechear, a outra metade coloquei em taças.



Ingredientes:
-250 g de farinha
-300 g de açúcar
-50 g de cacau
-1 colher de chá de bicarbonato
-150 g de manteiga
-2 ovos
-2,5 dl de leite
-1 c. de sopa de vinagre
-1 c. de sal refinado.
Numa tigela colocar a farinha, açúcar, sal e bicarbonato. Mexer tudo para incorporar. Pôr o vinagre numa chávena e juntar o leite. Deixar repousar 1 minuto.Vazar o leite, e a manteiga derretida, para a mistura dos secos, e bater 2 minutos com a batedeira. Juntar os ovos, e bater mais 2 minutos.colocar numa forma sem buraco, untada e polvilhada com cacau,vai ao forno a 180ºC, (teste do palito)

Mousse de creme pasteleiro:

Ingredientes para o creme Pasteleiro:
-100 g de ovo
-100 g de açúcar
-40 g de farinha maisena
-500 ml de leite
Para a mousse:
-350 g de chocolate preto
-250 g de creme pasteleiro
-450 g de natas batidas

1. Deite os ovos, o açúcar, a maisena e um pouco de leite num recipiente e bata até a mistura adquirir uma cor esbranquiçada.
2. Verta o restante leite numa caçarola e ferva-o.
3. Retire-o do lume e deite-o lentamente sobre a mistura anterior, não parando de mexer até o preparado espessar.
4. Derreta o chocolate e acrescente-lhe a quantidade indicada (250 g) de creme pasteleiro quente-
5. Bata com a batedeira até a mistura ficar morna. Junte uma parte das natas batidas, envolvendo delicadamente com uma espátula. Acabe de juntar as natas e coloque no frigorífico.

Ganache de chocolate:
-100 g de chocolate preto
-100 ml de natas para bater

Derreti em banho-maria o chocolate, quando derretido envolvi as natas e bati com a vara de arames, até ficar brilhante.

P.S. Recheei o bolo e cobri com o ganhache. Se preferirem só rechear e polvilhar com açúcar em pó só para dar aquele toque, cada um sabe de si. Cá em casa teve que ser C-H-O-C-O-L-A-T-E. para "amantes" do dito (eu e filhos) só podia. :) O chocolate usei o Valrhona, mas cada um usa o que mais gosta. Mas, como Oscar Wilde disse: "Meus gostos são simples: prefiro o melhor de tudo." :) Ah e comentário do meu provador oficial (filho): BRUTAL! Peço imensas desculpas de não haver fotos com o bolo aberto mas o tempo foi curto.

"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."


(Friedrich Nietzsche)