sexta-feira, abril 08, 2016

BOLO INDIANO




Uma minha "amiga"  postou no Facebook dela um bolo que tinha feito para uma amiga, pela cor do bolo ,perguntei se era com amêndoa? Ao qual ela me respondeu que não, e sim com pão-ralado. Pedi-lhe a receita, quando tivesse tempo, em 10 minutos, estava eu a receber uma mensagem com a receita. :) O nome do bolo, é que não sabia, pois tinha sido um irmão que mora no Brasil na zona de João Pessoa que lhe passou a receita, mas sem nome, mas ela disse-me: tu descobres... ;) Não podia (ou podia) colocar a receita e escrever o nome como o bolo do irmão  mas também sabia logo que iria receber e-mails (agradáveis) a dizerem que o bolo tinha nome, e que eu não tinha que alterar o nome etc, sim continuo a receber e-mails (de pessoas pequeninas de mal com a vida, mas como a vida é delas, ponham-se bem que eu não tenho nada a ver com isso, como não têm nada a ver com a minha, mas adoram picar, ou seja são pica miolos, mas estou a ficar imune a tais e-mails) adoro o botão delete. Utilizo com prazer (lixo). :) Lembrei-me de uma seguidora, que é Brasileira e que me manda uns e-mails sempre tão bonitos, achei que seria a pessoa indicada, para me esclarecer se soubesse, e sabia. :) Disse logo: Isabel, com esses ingredientes é o bolo Indiano. Obrigada L. pela atenção, não só nesta situação, mas sempre. Esclarecido, o nome desta receita vamos à mesma que é o que vos interessa. Ah, e o cheirinho que ficou na casa (canela) nem vos digo, ou digo: magistral... A nota do meu provador oficial (filho): Brutal!


Ingredientes:
-6 ovos
-1 1/2 chávena de açúcar (usei amarelo)
-1 1/2 chávena de pão-ralado
-125 g de manteiga
-1 c. de (café) de canela
-1 c. de (chá) de fermento em pó

Bater as gemas com o açúcar e a manteiga amolecida até ficar um creme esbranquiçado. Adicionar o pão-ralado, fermento e a canela e envolver bem. Em seguida envolver delicadamente as claras batidas em castelo com uma pitada de sal. Levar a cozer a forno pré-aquecido a 180ºC. Em forma untada e polvilhada com pão-ralado. Depois de cozido (teste do palito) e frio abrir o bolo ao meio e rechear e cobrir com o seguinte creme:


Creme:
-1 lata de leite condensado
-1/2 lata de leite
-2 gemas
-2 c. de (sopa) de manteiga (usei 1)
-1/2 c. de (café) de canela

Misturar bem os ingredientes e levar ao lume, mexendo sempre, até engrossar ligeiramente (aí é ao gosto do freguês). Depois do bolo coberto polvilhar com canela. Eu deixei engrossar um pouco.

P.S. Um bolo para fazerem no fim de semana, pois as noticias dizem que é de chuva. :( Estes dias (pouquinhos) lindos, foi mesmo para alegrar o pessoal como eu e filhos que adoramos o sol e calor. Volta Primavera que estás perdoada, aliás nunca te castiguei! :)

"A felicidade não é um destino, é uma viagem. A felicidade não é amanhã, é agora. A felicidade não é uma dependência, é uma decisão. A felicidade é o que você é, não o que você tem."

(Osho)