quarta-feira, maio 25, 2016

SARDINHAS ESCALADAS E GRELHADAS COM UM TEMPERO ESPECIAL





Uma ida à praça (mercado) salta a ideia das sardinhas que adoro, mas adoro mesmo este peixito, é pena depois de barriga cheia detestar o cheiro (sardinhas assadas na grelha) que fica em casa, daí só como fora de casa. :) Mas no forno faço e muito.  Desta vez fiz no Grill do forno, podem fazer na chapa, grelhador eléctrico, no que quiserem, eu como já disse atrás o cheiro incomoda-me mesmo infelizmente, para minha tristeza. Vamos ver como fiz.



Primeiro de tudo, retirei as cabeças e escamei, depois escalei as sardinhas (se preferirem peçam onde compram para fazer esse trabalho) eu, modéstia à parte, faço esse trabalho na perfeição e adoro fazer (arranjar peixe e escalar). Depois com jeito retira a espinha dorsal toda, com a ajuda de uma pinça retirei todas as espinhas finas que as meninas (sardinhas) tinham. :)  No robot de cozinha coloquei 1 ramo de coentros (usem salsa ou outra erva aromática que prefiram), 1 malagueta vermelha, casca de 1 limão e pulsar até fazer uma mistura grossa. Numa tigela coloquei a mistura, juntei pão ralado, temperei com flor de sal e pimenta branca moída na hora, envolvi muito bem a mistura, onde envolvi as sardinhas devidamente arranjadas. Reservei-as 1 hora, antes de leva-las ao forno na primeira prateleira no grill. Quando estavam grelhado (louras) virei-as com cuidado para acontecer o mesmo no outro lado. Servi com uma açorda de pimento.

Notas: Esta receita, no fundo e princípio são uns panados de sardinha, estas serviram como prato principal, mas podem fazer e servir como petisco, entrada ou até levarem para um pic- nic. Mas primeiro deixem o "tempo" se decidir se fica o sol e calor ou continua a grande tanga... :) volta Sol, volta calor, nunca me deixes, sabes que detesto o frio e chuva. Sempre disse: Se fosse "milionária" andava sempre a viajar atrás do Verão! A-D-O-R-O mesmo. :)

Chico Xavier costumava ter em cima de sua cama uma placa com os dizeres:
ISSO TAMBÉM PASSA!
Perguntaram a ele o motivo… Ele disse que era para que quando estivesse passando por momentos ruins, lembrar-se de que eles iriam embora, que iriam passar, e que ele estava vivendo aquilo por algum motivo. Mas a placa também era para lembrá-lo de que quando estivesse muito feliz, ele não deveria deixar tudo para trás e se deixar levar, porque esses momentos de euforia também iriam passar, e momentos difíceis viriam novamente.

Todas as coisas na Terra passam.
Os dias de dificuldades passarão.
Passarão também os dias de amargura e solidão.
As dores e as lágrimas passarão.
As frustrações que nos fazem chorar, um dia passarão.
A saudade do ser querido que se vai, na mão da morte, passará.
Os dias de glórias e triunfos mundanos, em que nos julgamos maiores e melhores que os outros, igualmente passarão.
A vaidade interna, que nos faz sentir como o centro do universo, um dia passará.

A vida é feita de momentos, momentos pelos quais temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso aprendizado. Nada é por acaso. Precisamos fazer a nossa parte, desempenhar o nosso papel no palco da vida, lembrando que ela nem sempre segue o nosso querer, mas é perfeita naquilo que tem que ser.

(Suh)