segunda-feira, outubro 03, 2016

QUICHE DE FRANGO ASSADO



Comprei dois frangos assados, mas o apetite nesse dia nem era muito e sobrou um frango. No outro dia não gostamos do frango assado de compra requentado (velho), resolvi logo o problema. Retirei peles e ossos e coloquei o mesmo numa caixa no frigorífico há espera de solução para ele. Passado dois dias sai uma quiche com uma salada verde. Não há fotos do empratamento, neste dia o dia foi muito curto (um dia acelerado, não houve tempo para produções) :))) Mas quem me segue sabe que se digo (escrevo) que o meu provador oficial (filho) disse: brutal, é sempre para seguir para bingo. Certo? Vamos ver como fiz.

Há um tempo a esta parte, quando faço quiches não utilizo natas, mas se preferirem utilizar as mesmas saltam esta parte a seguir.

Numa tigela desfiz uma colher de sopa de farinha de trigo integral em 180 ml de leite magro e reservei.

A tarteira untei com manteiga e forrei com uma massa quebrada refrigerada do LIDL [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] que piquei o fundo com um garfo. Reservei no frigorífico.

Num tacho coloquei uma cebola picada, dois dentes de alho picados, uma folha de louro reguei com um fio de azeite e levei a lume brando. Fui sempre mexendo até a cebola ficar translúcida. Adicionei 2 tomates maduros sem pele cortado em pedaços e uma colher de sopa de polpa de tomate, envolvi muito bem, e deixei cozinhar sempre em lume brando, quando o tomate estava cozinhado refresquei com vinho branco (60 ml). Deixei evaporar o álcool  e juntei o frango sem peles e ossos que tinha reservado, nessa altura retirei a folha de louro e juntei um molho de coentros picados. Envolvi  muito bem e deixei harmonizar sabores. Bati 4 ovos (grandes) e juntei a farinha com o leite reservado, bati bem essa mistura que envolvi na mistura do frango, que de seguida deitei na tarteira forrada previamente com a massa. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, na prateleira inferior durante 30 minutos, ao fim desse tempo passei para a prateleira do meio e deixei acabar de cozinhar e alourar.

P.S. Se preferirem fazer a massa quebrada, há a receita no blog.

Notas: Gosto sempre de colocar as quiches no início da cozedura, na prateleira inferior, e a meio da cozedura passo para a prateleira do meio, as quinches ficam com a massa muito bem cozida no fundo.

Encontram-me no Instagram aqui!















Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal