segunda-feira, janeiro 23, 2017

MOUSSE DE AVELÃ E CHOCOLATE ENFORMADA






Resolvi fazer uma mousse de chocolate e avelã enformada, as receitas todas que via, levava ovos e o ingrediente chave Nutella. Eu queria sem ovos e sem Nutella, queria utilizar mesmo avelãs, então improvisei a minha mousse, vamos ver como fiz que saiu brutal. Ah, mas é uma mousse mesmo só para "amantes" de chocolate o meu caso e dos filhos.😋 Peço imensa desculpas, de não ter fotos da mousse aberta, mas foi para comer fora de casa.



Ingredientes:
-300 g de chocolate preto (usei Valrhona)
-600 ml de natas
-1 c. de sobremesa de açúcar em pó
-180 g de miolo de avelã moído
-4 folhas de gelatina

Cobertura:
-100 g de chocolate de leite (usei Valrhona)
-50 g de chocolate preto (usei Valrhona)

Derreter em banho-maria e cobrir a mousse.

Primeiro coloquei a gelatina numa tigela em água fria (hidratar). Levei as avelãs ao lume numa frigideira anti aderente, e deixei aquecer, sempre a mexer, até sentir que as peles estavam prontas a sair. Coloquei as avelãs num pano de cozinha, e esfreguei até se soltarem a maioria, depois coloquei-as no processador e moí. Bati as natas em chantilly com a colher de sobremesa de açúcar em pó. Juntei o chocolate derretido em banho-maria e envolvi bem. Nessa altura juntei a gelatina derretida no micro-ondas e voltei a envolver, adicionei o miolo da avelã moído previamente e envolvi muito bem sem nunca bater. Deitei o preparado numa forma de bolo inglês previamente forrada com película aderente bati com a forma na banca da cozinha para para a mousse se encaixar na perfeição. Tapei a superfície com o excesso da película aderente e levei ao frigorífico. Deixei de um dia para o outro (era para levar para casa do filho) mas basta 3 a 4 horas de frio. No dia que desenformei deitei grosseiramente a cobertura e enfeitei com mais chocolate partido ao bocados, cada um enfeita ou não como quer!

P.S. O querer fazer uma mousse sem o ingrediente Nutella não tem nada haver com as notícias que circulam na net etc, a Nutella agora provoca o cancro e vai ser retirada do mercado. Estou-me lixando para estas noticias, é sempre mais do mesmo. O que hoje faz bem amanhã faz mal e o inverso igual. Só gostava que também fizessem uma estatística sobre o pessoal que come só comida dita "saudável" gostava de prever o futuro daqui a 20 anos como estão essas pessoas?!?!? Se continuarem tão saudáveis como apregoam, deve ser fixe, agora se as coisas continuam como até agora, hoje é tudo bom, de repente (por interesses, que agora não são para aqui chamados) é tudo uma tanga, haja paciência para tanta estupidez. Sem ter a ver com a noticia da Nutella.
 Temos o caso das vacinas.  Agora há pais que não vacinam os filhos, "descobriram" que provoca autismo como eu já li, meus Deus, tanta ignorância junta, não se vacina e retomamos à idade média outra vez doenças que tinham sido erradicadas pela vacinação.
 Mas continuemos, pois isto não fica por aqui. Mas como eu estou só a postar uma receita simples e brutal, o não utilizar a Nutella, foi só mesmo para fazer uma experiência, que modéstia à parte saiu brutal.😂

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele."

(Buda)