terça-feira, janeiro 10, 2017

SOPA DE TOMATE COM COTOVELOS



Estava na limpeza da arca congeladora, e vi os tomates coração de boi (biológicos) que chegaram cá a casa em Setembro, e que eu tinha pelado e congelado para não se estragar. Saiu uma sopa.😋 Uma sopa que só por si serve de refeição para mim. Depois uma fruta e chega. 👉Sopas cá por casa há sempre, aliás nunca falta. Sopa de tomate tenho várias no blog, esta é só mais uma, que é uma delicia. Vamos ver como fiz:


Ingredientes
-1 kg de tomate maduro (o meu era coração de boi)
-1 cebola grande
-2 batatas doces médias
-1/2 pimento vermelho
-100 g de cotovelinhos
-sal marinho
-1 dl de azeite virgem
-pimenta preta moída na hora
-3 pernadas de manjericão (só as folhas)

Cozi a massa até estar al dente e reservei a massa e a água. Numa panela coloquei a cebola picada em lume brando, e o azeite e deixei cozinhar a cebola até ficar translúcida. Juntei as batatas doces descascadas e cortadas em cubos pequenos e temperei com sal marinho e a pimenta preta moída na hora, envolvi e tapei a panela e deixei cozinhar sempre em lume brando. Adicionei os tomates pelados sem sementes e cortados aos pedaços. Limpei o pimento e cortei em cubos e juntei com o manjericão à sopa, envolvi e voltei a tapar. Deixei cozinhar em lume brando durante mais ou menos 15 minutos. Juntei um pouco da água de cozer a massa que tinha reservado. Deixei levantar fervura e triturei com a varinha mágica. Adicionei os cotovelinhos previamente cozidos e reservados, rectifiquei o sal e deixei só levantar fervura. Servi com ovos escalfados à parte, se quiserem podem escalfar na panela, eu prefiro fazer individual.


"Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade."

(Martha Medeiros)