quinta-feira, fevereiro 16, 2017

BOLACHAS DA MARY BERRY DICA#16




Mais umas bolachas, que são deliciosas, não quer dizer que já não tenha no blog, no meio de mais 👉150 receitas de bolachas é provável que tenha esta receita. Nem sequer fui ver. Estava a ver na TV o 24 Kitchen com a escritora gastronómica Mary Berry que adoro ver, acho uma mulher lindíssima, uma avó de uma ternura que dói, quando eu for grande, quero ser como ela.😍 Como escrevi atrás, estava a ver o programa onde Mary ia fazer umas bolachas com as netas. Antenas no ar (fiquei) começaram a fazer as bolachas e registei na memória, nem assentei, estava tão quentinha enrolada na minha manta no sofá que nem me mexi para ir buscar caderno e lápis. Começaram a fazer as bolachas e fui registando. Com a mesma massa dividiram em 3 partes iguais, numa colocaram pepitas, noutra essência de amêndoa e amêndoas laminadas, noutra raspas de limão, esta última foi enrolada estilo chouriço e polvilhado com açúcar mascavado e devidamente enrolado em película aderente e levado ao frigorífico por meia hora.


Ingredientes:
-175 g de manteiga amolecida
-75 g de açúcar (usei amarelo)
-85 g de farinha de amêndoa (não usei, usei amêndoa pelada e moída na altura)
-85 g de farinha Branca de Neve
-1 c. de chá de essência de amêndoa
-amêndoas peladas e laminadas na altura
-1 mão cheia de pepitas de chocolate (utilizei 60 g de chocolate preto Valrhona picado grosseiramente com a faca)
-raspa de 1 limão
-açúcar mascavado 1 c. de sopa bem cheia

Numa tigela coloquei a manteiga e açúcar, fui batendo com a batedeira. Quando a mistura estava fofa (juntar as farinhas)  adicionei o miolo de amêndoa moída e a farinha continuei a bater até a mistura ficar granulosa, aí coloquei a mão na massa e fui amassando até ter uma mistura homogénea. Fiz um rolo, que dividi em 3 partes. Numa coloquei o chocolate cortado grosseiramente e fiz umas bolas, que coloquei no tabuleiro forrado com papel-vegetal. Na outra coloquei essência de amêndoa amassei e fiz umas bolas que coloquei no tabuleiro com a ajuda de um garfo amachuquei as bolas, na massa que levou a essência coloquei a amêndoa laminada, na terceira e ultima parte da massa juntei as raspas de limão e envolvi. Depois enrolei estilo chouriço e polvilhei a banca com açúcar mascavado e fui passando o rolo da massa por cima do açúcar , quando estava bem envolvido no açúcar, enrolei em película aderente e levei ao frigorífico por meia hora. Ao fim desse tempo cortei fatias (mais ou menos a mesma espessura) e coloquei no tabuleiro. Levei o tabuleiro ao forno a 180ºC durante 12 minutos. O tempo de alourar a base das bolachas. Com a ajuda de uma espátula retirei as bolachas do tabuleiro e coloquei numa rede até arrefecer completamente antes de guardar dentro da caixa das bolachas.

Nota Dica: Agora uma dica: Eu tenho sempre miolo de amêndoa congelado, quando preciso seja do miolo com pele, laminado, palitado, grão ou farinha, sou eu que o faço. Como sabem o preço de cada é diferente, eu compro o miolo com a pele que é a que fica mais barata, e depois preparo conforme preciso. Para mim além do preço ser muito mais em conta, o sabor da mesma é mil vezes superior ao que se compra já preparado (grão, farinha, palitada ou laminada), para mim sabe a amêndoa que é o meu propósito para a receita. Mas se não quiserem ter trabalho, façam como preferirem e nem liguem ao que escrevi. 😊

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!