sexta-feira, fevereiro 10, 2017

BOLO REI





Tenho uma receita de bolo Rei, bolo escangalhado e um outro que é uma miscelânea dos dois no blog. Esta receita foi uma seguidora que me enviou, que diz que não precisa de levar horas a levedar e sai sempre bem. Como já escrevi por aqui estou numa de me poupar, (compro feito o bolo rei etc) mas como li esta receita tão simples, além que tenho um carinho muito especial por esta seguidora a Alice, o nome da minha saudosa mãe, só pode ser uma pessoa linda, já trocamos emails desde que tenho blog há 9 anos, uma pessoa que até agora nunca me desiludiu, sempre a mesma atenção, sempre o mesmo carinho. Guardei a receita mas não fiz logo, resolvi fazer num daqueles dias menos bons, que preciso ir para o meu laboratório (cozinha) arrumar as ideias e colocar tudo no canto o que me faz menos bem!😊 Então resolvi colocar a mão na massa, muito depois do Natal, fim do Ano ou dia de Reis, Natal? É quando uma mulher (eu) quer, e não os dias que o calendário dita.😀 Vamos à receita.


Ingredientes:
-800 g de farinha para brioche Branca de Neve
-5 c. de sopa de açúcar
-1 cálice de vinho do Porto
-raspa de 1 laranja
-2 dl de água
-sumo de metade de 1 laranja
-frutos secos (utilizei amêndoas palitadas e nozes)
-frutos cristalizados cortados em cubos para envolver no bolo e frutas cristalizadas, para enfeitar ao gosto de cada
-açúcar em pó q.b.


Misturei a farinha para brioche Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] com o açúcar, raspa da laranja, o cálice do vinho do Porto, água e o sumo da laranja. Mexer tudo muito bem (foi com as mãos) não utilizei nenhuma máquininha, queria mesmo meter a mão na massa. :D Se pegar aos dedos, adicionar mais um pouco de farinha. Deixei descansar na tigela tapada por 2 horas. Enfarinhei a banca da cozinha, coloquei a massa e adicionei os frutos secos e cristalizados (partidos em cubinhos) em abundância). Fiz o feitio do bolo Rei (redondo) coloquei um copo de inox no meio (para a massa não se juntar e ficar com um bolo Rei sem buraco).😂  Pincelei o bolo com gema de ovo, e enfeitei com tiras de laranja, tangerina cortada em quartos, figo cortado em quartos, cerejas, amêndoa palitada (peladas e cortadas na altura) e nozes, tudo em abundância. Deixei o bichinho (bolo) descansar mais 15 minutos. Levei o bolo num tabuleiro ao forno forrado com papel vegetal a forno pré-aquecido a 180ºC, durante 35 minutos o tempo de ele cozer e alourar, mas cada qual sabe do seu forno. Depois do bolo cozido e arrefecido polvilhei com açúcar em pó. Quem quer coloca montes de açúcar quando enfeita o bolo com as frutas antes de ir ao forno. Eu pessoalmente nunca gostei, é sempre a 1º coisa que tirava quando chegava/chego a casa com o bolo Rei de compra, hoje compro num sitio que graças a Deus retiraram esse enfeite estúpido, foi o que sempre achei, seja de açúcar branco granulado ou em pó. Gosto do bolo o mais simples possível.

Nota: Utilizei amêndoas peladas na altura e levemente torradas inteiras, para o interior do bolo, nozes e a fruta cristalizada já cortada em cubos de compra. Para enfeitar para fora, utilizei nozes, fruta cristalizada inteira e cortada como escrevi anteriormente e amêndoa palitada (que fiz) em vez dos pinhões, recuso-me a comprar pinhões a 70€ o kg, (para mim um preço obsceno) as amêndoas palitadas visualmente fica bem, o sabor não é o mesmo "cada macaco no seu galho" podia comprar 20 g só para enfeitar por fora para quem está desse lado, ver que até coloco os pinhões, mas como não estou aqui para enganar ninguém nem me armar, se me recuso a comprar os pinhões a este preço, nem que seja uma grama 0,7 cêntimos? Não dou! Compro sempre tudo de excelente qualidade e fresco aqui mesmo ao pé de minha casa na 👉Tremosseira não gosto de comprar nas grande superfícies estes produtos.



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica