terça-feira, maio 02, 2017

BOLO DE CHOCOLATE [ANIVERSÁRIO DA FILHA]




No dia 28 Sexta feira foi dia do Aniversário da minha filha, há 38 anos ela escolheu-me para ser sua mãe, o primeiro dia mais feliz da minha vida: Fui MÃE!💓 Minha filha Amo-te! O bolo que a filha me pediu foi que tinha que ser de chocolate, o ingrediente que eu e filhos ama-mos. Não fui pesquisar livros, resolvi fazer um bolo ao meu gosto, bolo de chocolate, já são muitos que abundam no blog, experiência já é alguma, resolvi ir para o laboratório (cozinha) e fazer o bolo da filha. Um bolo que não levou farinha, para apreciadores de bolos de chocolate húmidos, este é perfeito. Vamos ver como fiz.



Ingredientes:
-200 g de manteiga sem sal
-200 g de chocolate preto (usei Valrhona)
-150 g de açúcar amarelo
-60 ml de café forte
-2 c. de sopa de Vodca
-30 g de cacau sem açúcar
-6 ovos
-1 pitada de sal


Untei as formas, forrei com papel vegetal e reservei. Derreti o chocolate em banho maria com a manteiga e reservei. Bati os ovos com o açúcar até obter uma mistura fofa e dobrar de volume. Adicionei o café e a vodca, bati até ficar  incorporada. Adicionei o cacau e sal e misturei bem. Juntei por fim a mistura do chocolate com a manteiga  e envolvi bem. Dividi +/- pelas 3 formas. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, no meu forno levou 15 minutos. O teste do palito.


Recheio: Ganache de chocolate de leite.
-200 g de chocolate de leite (usei Valrhona lait tanariva)
-150 ml de natas

Aqueci as natas (ferver) e adicionei o chocolate de leite envolvi até ficar uma mistura homogénea. Deixei arrefecer antes de aplicar.


Montagem do bolo: Coloquei um bolo cobri com ganache e fui fazendo o mesmo processo até terminar os bolos (6). A ultima parte do bolo não cobri com ganache, aliás alterei a decoração que tinha pensado inicialmente, era cobrir o bolo todo com o ganache, mas achei demais. Preferi só rechear, e polvilhar com açúcar em pó.


P.S. Fiz duas vezes a receita. Os ingredientes acima descritos dá para fazer 3 bolos (placas) eu como queria mais alto o bolo da filha, dupliquei. Fiz por 2 vezes, visto eu ter 3 formas com o tamanho de 20 cm.

                                                (A minha filha com 11 anos no grandioso Mar do Meco, uma praia que frequentamos durante anos.)😍

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

Minha filha, o dia que nasceste, foi o dia que realizei o meu maior sonho: Ser MÃE! Obrigada filha, por me escolheres para ser tua MÃE. Vi Amo-te!


(Isabel Miranda)😍