terça-feira, janeiro 16, 2018

BOLO DE KIEV [BOLO DO MEU ANIVERSÁRIO]






O bolo Kiev é de origem Ucraniana, já fiz o bolo duas vezes como está 👉aqui! Mas como era para o meu aniversário, e como quem me segue ou conhece sabe que detesto ser repetitiva em tudo, o que neste caso o meu bolo. 😍 Os bolos de aniversários dos filhos ou o meu (apesar de não gostar do dia do meu aniversário como já muito escrevi por aqui no blog) gosto sempre de surpreender. Nas minhas pesquisas no Google sobre o Bolo Kiev fui dar 👉aqui. Achei interessante esta versão do bolo Kiev. O suspiro e cremes fiz as receita abaixo como me foi passada, só copie mesmo a montagem. O bolo esponja? Fiz o bolo esponja da minha Bíblia Pantagruel e também não fiz os suspiros separados e sim as placas como sempre fiz nos bolos anteriores. Quem olhar para a receita vai logo dizer:- A Isabel é doida (sei que sou, mas uma doida bem saudável).😂 Um bolo tão complicado? Não, não é podem crer. O fácil para mim, não quer dizer que não seja delicioso, mas podem crer que me dá um gozo enorme fazer algo mais complicado, o que apesar deste bolo o parecer não é nada complicado, é um bolo para se fazer por etapas, e depois fazer a montagem e levar ao frio pelo menos 24 horas antes de consumir.



Ingredientes bolo suspiro
-6 claras
-50 g de açúcar+200 g de açúcar
-1 pacote de açúcar baunilha (usei do meu açúcar baunilhado)
-50 g de farinha Branca de Neve
-200 g de nozes

6 claras bater em castelo com 50 g de açúcar e um pacote de açúcar de baunilha. A parte misturar 200 g de açúcar, 50 g de farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] e 200 g de nozes um pouco partidas e torradas (na frigideira sem óleo ou no forno). Misturar tudo com as claras batidas no mesmo sentido. Eu dividi em duas formas de mola de 25cm forradas com papel vegetal, e vai ao forno 2h-2.30h 150ºC. A massa tem de secar para ficar tipo suspiros.

P.S. No final tirar e deixar repousar 12-24h numa grelha

Ingredientes creme:
-500g de manteiga sem sal
-300 g de leite condensado cozido
-5 c. de sopa de Vodca, Rum, Whisky...)(utilizei Vodca)

Depois bater a manteiga, e adicionar o leite condensado e a bebida branca (vodka, rum, whisky...).

Ingredientes:Bolo Esponja de chocolate
-100 g de farinha Branca de Neve
-40 g de cacau
-375 g de açúcar
-1/2 c. de chá de fermento em pó
-6 ovos
-1/4 de c. de chá de cremor tártaro

Bati as gemas com o açúcar até engrossarem bem e ficarem esbranquiçadas. Juntei à mistura a farinha Branca de Neve  peneirada com o fermento. Depois de bem batido, juntei as claras batidas em castelo com o cremor tártaro, envolvendo-as ao de leve sem bater (com uma colher). Deitei a mistura numa forma untada e forrada com papel-vegetal também untado. Levei a forma a forno pré-aquecido a  180º C. O teste do palito. Deixar arrefecer durante 15 minutos o bolo na forma, ao fim desse tempo desenformar e deixar arrefecer o bolo completamente. Depois abrir o bolo ao meio. Reservar.


Montagem: coloquei  no meio do prato um pouco do creme. Coloquei metade do bolo esponja, depois cobri com creme, coloquei uma placa de suspiro, e voltei a cobrir com o creme, de seguida coloquei a segunda placa de suspiro e cobri com creme. Por fim coloquei a outra metade do bolo esponja e apertei para o bolo aderir bem ao creme. Levei o bolo ao frigorífico durante 1 hora para firmar. Ao fim desse tempo cobri o bolo todo com o resto do creme, e cobri as laterais do bolo com nozes previamente torradas na frigideira e partidas grosseiramente.

Nota:Esse creme de manteiga é muito pesado, mas para esse bolo como é quase de suspiros o creme tem de ser bem espesso. O leite condensado eu continuo a cozer na panela de pressão. Cozo várias latas e reservo. Prefiro a textura e sabor. Mas cada um faz como preferir, podem usar o leite condensado cozido de compra. A medida das formas que utilizei foi de 22 cm. Peço imensas desculpas da foto do bolo aberto não estar tão bonita, mas o tempo para produções não ouve. 😁 Tirei esta foto só para ficarem com uma ideia como fica por dentro. Agora o sabor do bolo é brutal, dito pelo meu provador oficial (filho)😊

P.S. Bolos e não só no patamar de aproveitamento de claras 👉aqui!🙌



Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica