quarta-feira, fevereiro 14, 2018

CHEESECAKE DE CHOCOLATE, BAUNILHA COM COBERTURA DE CARAMELO






14 de Fevereiro, lá vem mais um dia dos namorados, aqueles dias ditos "especiais" detesto, mas detesto mesmo, e então estes dias que nunca se festejaram em Portugal, mas como somos um Povo que adora cobiçar a galinha do vizinho, lá fomos buscar mais um dia de fantochadas dos Americanos. Quando criança para mim só havia o dia da Mãe 8 de Dezembro dia da Imaculada Conceição, que também foi mudado por alguma mente luminosa deste País e passou a ser o 1º Domingo de Maio, calhe ele a 1,4,6,7 etc, mais outra tanga, e o dia do Pai. Eram os únicos dias que tinham significado para mim, quando fui Mãe comecei a ligar ao dia da criança, fazia sempre algo especial com os meus filhos, não é que nos outros dias não fizesse também, mas pronto fazia o que eles queriam. Para mim, dias especiais? São todos os 365 dias do Ano, nós é que temos o direito de os fazer especiais e nunca o calendário. Pelo menos é como faço a minha estrada da vida. Mas falando do dia de hoje, é só Love por todo o lado, só gostava de saber é como é os outros dias do ano para uma maioria das pessoas. Vermelho a cor do Amor (é o que dizem) uma cor que detesto, esteja na moda (o caso deste ano) ou não. Com 59 anos só tive um blusão de cabedal vermelho que comprei na Grécia e umas botas em camurça por cima do joelho vermelhas (usava-se como se usa agora) que comprei na Hera de Guerra Junqueiro tinha eu 30 anos, bem foi uma toilette que só vesti uma vez, dei logo. Dai até agora nunca comprei nada vermelho porque detesto mesmo a cor, só gosto do vermelho do meu BENFICA.😂 Hoje trago uma sobremesa deliciosa para fazerem todos os dias do ano, ok? Quem me segue já sabe que nunca viu aqui no blog receitas especificas para estes dias de fantochada pelo menos para mim, mas respeito quem goste e festeje, só me importa é a minha vida a dos demais a eles é que lhes diz respeito.😉

Cheesecakes? Já são alguns aqui no blog. Basta verem 👉aqui. Mas quando o meu filho vem almoçar eu tento sempre fazer uma sobremesa do seu agrado o caso de cheesecakes e se levar chocolate ainda melhor.😋 Ouvi o comentário do meu provador oficial (filho):-Brutal. Vamos à receita.



Ingredientes:
-200 g de bolachas Oreo
-40 g de manteiga
-400 g de queijo creme
-50 g de açúcar
-1 c. de chá de essência de baunilha
-2 ovos
-200 ml de natas (usei Parmalat zerO% lactose)
-200 g de chocolate negro (usei Valrhona)

No processador triturei as bolachas até obter uma areia grossa. Numa tigela coloquei as bolachas e manteiga derretida em banho-maria e envolvi bem. Forrei o fundo de uma forma amovível com a mistura. Reservei no frigorífico. Juntei todos os ingredientes (excepto o chocolate) e bati com a batedeira até ter uma mistura cremosa e sedosa. Dividi em duas partes uma das partes, a que não levou chocolate foi menor. Na mistura que tinha mais quantidade, adicionei o chocolate derretido em banho-maria e envolvi muito bem. A outra parte da mistura de baunilha reservei. Coloquei a mistura do chocolate na forma e levei a forma em banho-maria ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos (até a mistura se mostrar firme). Nessa altura coloquei por cima a mistura de baunilha e levei de novo ao forno durante 1h30. Ao fim desse tempo retirei a forma do forno, deixei arrefecer e levei ao frigorífico 4h, ao fim desse tempo desenformei e cobri com o creme de caramelo.


Creme de caramelo:
-75g de açúcar
-25 g de manteiga
-70 ml de natas
-1 pitada de sal

Numa caçarola deita pequenas porções de açúcar e vai deixando caramelizar, junta aos poucos as natas aquecidas (cuidado com a ebulição) quando estiver tudo incorporado retira do lume e junta a manteiga, envolve bem e reserva.

Nota: Forrei o exterior da forma com 3 camadas de papel de alumínio para não haver fugas e sujar-me o fogão.😂

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋


"Nada é pequeno no amor. Quem espera as grandes ocasiões para provar a sua ternura não sabe amar."

(Laure Conan)