segunda-feira, maio 21, 2018

BISCOITOS DE AVELÃS E LARANJA





Já muito falei aqui no blog sobre as minhas bolachas/biscoitos/cookies, receitas abundam e muito 👉aqui. Em rascunho ainda tenho algumas, e em lista de espera então nem falo. Mas tenho a certeza que já não será nesta encarnação que as vou fazer todas. Mas seguindo para "bingo" (receita) de uma simplicidade que dói como eu sempre disse e digo. Vamos à receita.



Ingredientes:
-125 g de miolo de avelãs
-25 de casca de laranja glaceada
-15 g de amido de milho (Maizena)
-60 g de açúcar branco refinado
-4 1/2 de c. de chá de sumo de laranja
-100 g de açúcar em pó, mais um pouco para polvilhar
-50 g de farinha de milho
-1 clara de ovo grande
-3/4 de c. de chá de fermento


Deitei as avelãs, a casca de laranja cristalizada e o amido de milho no processador e pulsei até obter uma pasta.
 Deitei o açúcar e o sumo de laranja num tacho e levei ao lume até ferver, baixei o lume, e ferveu mais 2-3 minutos até ficar reduzido a um xarope espesso.
 Retirei do lume, e juntei a pasta de avelãs e misturei bem. Coloquei numa tigela e deixei arrefecer, o que foi rápido.
 Liguei o forno a 140ºC, e forrei um tabuleiro com papel vegetal. Reservei 1 c. de chá de açúcar em pó e peneirei o restante açúcar e a farinha de milho para a bancada.
 Bati a clara e o açúcar reservado até ficar um merengue firme. Adicionei o fermento à pasta de avelãs, e a seguir envolvi a clara batida em merengue até ligar. Deitei a massa na bancada (onde tinha polvilhado a farinha de milho e açúcar em pó), envolvi muito bem na mistura. Coloquei num tabuleiro forrado com papel vegetal montinhos da mistura (com a ajuda de uma colher de sobremesa  e levei ao forno pré-aquecido (como explicado acima☝) durante 30 minutos ou até crescerem mas ainda estarem suaves no meio. Deixei arrefecer no tabuleiro durante 2-3 minutos, a seguir coloquei-os numa rede metálica até arrefecerem completo. Polvilhei com açúcar em pó.

Estou no Instagram e Facebook aqui!🙋

"Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente."


(Dalai Lama)