sexta-feira, maio 11, 2018

BOLO DE AMÊNDOA COM RECHEIO E COBERTURA DE CREME DE OVOS




Bolos? Já é uma quantidade significativa de receitas (253), que tenho no blog, fora os que estão em rascunho. Mas nunca são demais.😇 Este é mais um delicioso. Não há foto do interior pois foi aberto fora de casa. Vamos à receita que é o que vos interessa.


Ingredientes:
-100 g de farinha Branca de Neve
-150 g de farinha de amêndoa
-200 g de açúcar amarelo
-120 ml de óleo (usei óleo de coco)
-240 ml de leite
-2 ovos
-1 c. de sobremesa de fermento
-100 g de amêndoa laminada

Numa tigela misturei os secos. Noutra tigela coloquei os ovos e o óleo e bati até obter uma mistura homogénea, fui adicionando o leite aos poucos sempre a bater. Juntei os secos sem nunca deixar de bater. Deitei a mistura em duas formas untadas e polvilhadas com pão-ralado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos no meu forno (teste do palito). Desenformei os bolos e deixei arrefecer em cima de uma rede. Quando os bolos estavam frios, abri ambos os bolos ao meio, que fui recheando, e colocando uns por cima do outro. No final deitei o resto do creme (batido) por cima do bolo e deixei escorrer pelas laterais ao gosto do mesmo. Cobri a superfície com as amêndoas laminadas e levemente torradas.

Creme de ovos:
-200 g de açúcar
-2 c. de sopa de Maizena
-6 gemas de ovos

Leva-se o açúcar ao lume com metade do seu peso de água, até obter ponto de pérola. Retira-se do lume, arrefece e mistura-se a farinha desfeita num pouco de água. Volta ao lume, mexendo sempre, até cozer a farinha. Tira-se novamente, amorna e misturam-se as gemas previamente batidas, que voltam ao lume para cozer. Deitei o creme numa travessa de alumínio e cobri com película aderente, levei ao frigorífico a arrefecer.

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!🙋


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica