segunda-feira, outubro 28, 2019

ARROZ COM GRELOS DE NABO, MORCELA E ALHEIRA




Sabem aqueles dias sem inspirações e sem vontade de ir para a cozinha? Também tenho desses dias, este arroz saiu num desses dias. Tenho sempre congelado enchidos, e legumes (brócolos, couve-flor, couves de Bruxelas, grelos etc...) Quando penso no que vou fazer compro sempre os legumes frescos, mas nestes dias que nem apetece sair de casa, é só ir à arca e retirar. O caso deste dia, saiu um saco de grelos de nabo, uma morcela e uma alheira. Vamos ver a simplicidade.


Ingredientes:
-1 cebola
-1 chávena de arroz Basmatti
-4 chávenas de água
-1 kg de grelos de nabo congelados
-1 morcela
-1 alheira
-sal marinho q.b. (ter em atenção no fim o sal dos enchidos)
-pimenta preta moída na altura
-azeite q.b.

Num tacho grande coloquei a cebola picada e azeite e deixei cozinhar a cebola até ficar translúcida. Nessa altura adicionei o arroz e deixei fritar o mesmo. Adicionei a água e os grelos, temperei com sal marinho e pimenta preta. Envolver bem e deixar cozinhar, quando o arroz está al dente colocar por cima a morcela e alheira cortadas às rodelas grossas e tapar o tacho, deixar só durante 5 minutos e apagar o lume sem destapar o tacho.

Nota: Ter em atenção o sal que tempera, em causa o sal dos enchidos no final. Eu cozinhei num tacho de ferro, desde que utilizo os tachos de ferro do IKEA  não mais utilizei outros. Adoro, tanto cozinhar em cima do fogão, como forno. Tenho as duas medidas deles. Gosto e muito. Já os tenho há  mais de 2 anos.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflecte."

(Aristóteles)