sexta-feira, fevereiro 26, 2021

CHEESECAKE DE CHOCOLATE DE LEITE E CARAMELO SALGADO




Mais um Cheesecake. Já abunda muitas receitas 👉aqui no blog. Vamos ver como fiz este.


Ingredientes: 

-1 pacote de bolachas Speculoos
-50 g de manteiga 
-200 g de queijo creme 
-2 ovos 
-200 ml de natas 
-150 g de chocolate de leite (usei Valrhona) 

 No processador triturei as bolachas até obter uma areia grossa. Numa tigela coloquei as bolachas e manteiga derretida, e envolvi bem. Forrei o fundo de uma forma amovível (20 cm) com a mistura. Reservei no frigorífico. Juntei todos os ingredientes (chocolate derretido em banho-maria), e bati com a batedeira até ter uma mistura cremosa e sedosa. Coloquei a mistura na forma e levei a forma em banho-maria ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 1h e 20 minutos. Ao fim desse tempo retirei a forma do forno, deixei arrefecer e levei ao frigorífico 4h. Desenformei e cobri com o  creme de caramelo salgado, deixei arrefecer e depois deitei por cima o ganache. 



 Creme de caramelo: 
-75g de açúcar 
-30 g de manteiga 
-70 ml de natas 
-1 pitada de sal marinho

Numa caçarola deita pequenas porções de açúcar e vai deixando caramelizar, junta aos poucos as natas aquecidas (cuidado com a ebulição) quando estiver tudo incorporado retira do lume e junta a manteiga e envolve bem e reserva. 

 Ingredientes de ganache: 
-80 g de chocolate de leite (usei Valrhona) 
-100 ml de natas 

 Levei as natas ao lume até começar a ferver, nessa altura retirei do lume e juntei o chocolate picado que envolvi muito bem. 

 Nota: Forrei o exterior da forma com 3 camadas de papel de alumínio para não haver fugas e sujar-me o forno ou entrar água e estragar o Cheesecake.😎

P.S. Não há fotos do interior, pois a vontade para produções fotográficas ou blog é nenhum, peço imensas desculpas mas quem me segue, sabe se digo, que estava brutal é porque sim, se não ficasse também o dizia.

Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor... Magoar alguém é terrível!" 

 (Chico Xavier)