terça-feira, julho 01, 2008

FAVAS



Já tinha postado as minhas favas aqui . Mas quando vi estas da Janeca com farinheira. Não resisti. E logo naquela semana uma amiga da minha mãe levou-lhe favas da quinta dela. Claro (!)Quem adorava favas era o meu pai como a filha. A minha mãe não gosta. Mas, com a paciência dela descascou para cima de 5 kg das ditas. A filha vêm toda contente para casa com a parte mais chata das favas feita. Agora vamos à receita:

1-Num tacho coloquei o entrecosto cortado aos bocadinhos. O chouriço de carne cortado ás rodelas, um pouco de colorau,1 dl de vinho branco e 1 colher de (sopa) de banha. Deixei fritar em lume médio. Quando pronto reservar.

(Cozer uma farinheira à parte "pronto sou glutona cozi 2 farinheiras") e reservar.

2-Entretanto num tacho piquei 1 cebola grande, 2 alhos picados,1 folha de louro, um pouco de azeite, deixei cozinhar a cebola até estar translúcida. Em seguida adicionei um pouco de polpa de tomate e sal.(Atenção: os enchidos já são salgados).

3-Juntei ao preparado as favas cobertas com água (coloquei também um pouco da água das farinheiras) e um raminho de cheiros (folha de alho, hortelã e coentros tudo atado). "Claro não usei folha de alho nem sabia o que era". Agora já sei a Janeca explicou-me. Quando ferver, baixa-se o lume para o mínimo, adiciono em cima das favas a morcela e o chouriço das ditas.

4-A meio da cozedura juntei o preparado do entrecosto com o chouriço de carne. Que já tinha sido frito e deixei apurar. As favas acabaram de cozer sempre em lume brando. Retifiquei o sal.

Cortar as farinheiras em rodelas e servir acompanhada com os restantes enchidos.

P.S. Janeca as tuas favas são mesmo um "manjar dos DEUSES" . A partir do dia que as fiz ficaram a ser as minhas favas. Obrigada por partilhares esta delícia...