quarta-feira, outubro 07, 2009

MASSA DE PIMENTÃO

Eu claro que nunca fiz. Pois... se a tia A. de Coimbra me faz sempre com tanto carinho.
Então é assim: apanha os pimentos vermelhos lava-os muito bem. Limpa os ditos de sementes e reserva até estarem sem humidade (não me perguntem porquê(?) Porque não me sabe explicar o estar reservados até estarem sem humidade). Depois corta os pimentos aos quadradinhos ou em tiras. Em alguidares vai colocando uma camada de sal, uma camada de pimentos e outra de sal e assim sucessivamente até acabar os pimentos. A última camada é sempre de sal (mas... sal em abundância). Reserva. Ao fim de uns cinco dias vai começando a escorrer a água que se forma no fundo e assim vai sempre escorrendo até já não sair água e estar no ponto. (O tempo é que é o ingrediente pior desta receita. Eu não sei. Porque como sabem, a tia A. faz isto de olhos fechados então o tempo para ela está na experiência mais nada)... Ela diz-me que há quem pique depois o preparado na picadora mas, ela não gosta. Então com um garfo vai esmagando e esse preparo coloca em frascos e coloca um fiozinho de azeite para conservar. Já sabem que quando se coloca massa de pimentão na comida têm que se ter sempre em atenção o sal no tempero pois a massa já tem...