sexta-feira, fevereiro 05, 2010

SONHOS DE COCO

São uma bolachinhas de coco que me apeteceu alterar o nome para "sonhos de coco". Quem não gosta de sonhar? Todos nós claro! E sonhar acordado é bom demais... Vamos à receita.

Ingredientes:
-275 g de farinha
-150 g de manteiga amolecida
-2 gemas
-70 g de açúcar
-4 colheres de sopa de açúcar baunilhado
-1 pitada de sal
-raspa de 1 limão
-3 colheres de sopa de sumo de laranja
-3 colheres de sopa de leite de coco
-60 g de coco ralado
-1 colher de sopa de leite

Coloco a farinha sobre uma superfície e faço no meio uma cova. Deito dentro da cova uma gema, a manteiga aos pedaços, o açúcar, o açúcar baunilhado, o sal, a raspa do limão, o sumo da laranja e o leite de coco. Trabalho essa massa com as pontas dos dedos, depois junto o coco e vou trabalhando sempre a massa. Depois faço uma bola e cubro-a com película aderente e guardo no frigorífico durante uma hora. Depois é polvilhar a superfície de trabalho com farinha. Volto a trabalhar a massa e estendo com o rolo de madeira até ter e espessura que gosto. Cortar as bolachinhas com o corta bolachas ao seu gosto e colocar em tabuleiros forrados com papel vegetal ,(ok, já sabem a Isabel é anti silicone) . Misture a segunda gema com o leite e pincele as bolachinhas e polvilhe com coco ralado. Leve ao forno (no meio) pré-aquecido a 180ºC durante 12 minutos, (já sabe que difere de forno)quando começarem a alourar já está. Depois já sabe é colocar no frasco das bolachinhas.

Nota: Já sabem que o meu açúcar baunilhado eu tenho sempre feito caseiro. Sempre que utilizo as vagens de baunilha nas sobremesas, depois de lavadas e secas coloco num Tupperware com açúcar. Deu 58 bolachinhas (sonhos).

P.S.Quando me mandam e-mails, a perguntar se podem alterar a manteiga por margarina. Claro que respondo que sim, isso é ao gosto de cada. Mas, amigos(as) só não podem querer é que fique com o mesmo gostinho,ok? Pois, eu só uso manteiga tanto para doces como salgados.