quinta-feira, maio 06, 2010

BOLO COM CREME DE CHOCOLATE






Ainda não me dei ao trabalho, de contar as receitas de bolos de chocolate que tenho no blog. Já são algumas, pois eu e filhos somos apaixonados por essa delicia (chocolate). A filha fez 31 anos dia 28 de Abril. A falar com ela sobre o bolo, ui, escolheu outra vez de chocolate. Não era problema se não fosse o blog. (sorrisos) pois...eu não tenho problema de repetir receitas, o que já não gosto, de todo, é repetir as receitas no blog. Lá pesquisei nos meus adorados livros, e... ups! Não escolhi nenhum. Já tinha feito quase todos os que realmente merecem a pena. Então resolvi improvisar, com a minha prática que já é alguma de bolos de chocolate.

Vamos à receita.
Ingredientes do bolo:
-3 ovos
-300 g de açúcar
-1 pitada de sal
-200 g de farinha
-50 g de cacau (usei Cacao Sampaka)
-1 colher de chá de bicarbonato
-200 g de manteiga
-2,5 dl de leite
-1 colher de sopa de vinagre
Numa tigela coloquei a farinha, açúcar, cacau, sal e bicarbonato. Mexi para misturar os ingredientes. Coloquei o leite e vinagre numa tigela. Deixei repousar 1 minuto. Deitei o leite e a manteiga derretida nos secos. E bati com a varinha de arames durante 2 minutos. Ao fim desse tempo juntei os ovos e voltei a bater mais 2 minutos. Coloquei a mistura numa forma untada e polvilhada com cacau. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até o palito sair seco. Desenformei e deixei arrefecer completamente.

Para a calda:
-50 g de açúcar
-2 colheres de sopa de água
-5 cl de rum
Levei os ingredientes ao lume até começar a ferver. Retirei do lume e reservei.
Para o creme de chocolate do recheio:
-100 g de chocolate amargo
-100 g de açúcar
-2 colheres de sopa de maisena
-250 g de manteiga
-2 dl de leite
Fervi o leite com o açúcar. Parti o chocolate em pedaços e juntei ao leite, mexendo sempre até dissolver. Misturei a maisena desfeita em 2 colheres de sopa de leite frio. Nunca deixando de mexer juntei ao leite com o chocolate. Deixei ferver até formar um creme. Deixei arrefecer mexendo de vez em quando para evitar que se formasse numa película. Bati a manteiga até ficar cremosa e pouco a pouco, incorporei no leite frio com o chocolate, mexendo debaixo para cima.

Creme para a cobertura:
-400 g chocolate amargo
-400 ml de natas
Parti o chocolate aos bocados num tacho e juntei as natas. Levei ao lume, sempre a mexer em lume brando, até o chocolate estar derretido e envolvido nas natas. Reservei até arrefecer completamente.
Doce de groselhas para barrar a primeira parte do bolo.
Vamos à montagem do bolo:
Cortei o bolo em três partes. Embebedei o bolo com a calda usando um pincel . A primeira parte do bolo cobri com o doce de groselhas , depois cobri com o creme de chocolate de recheio. Coloquei a segunda parte do bolo e voltei a cobrir com o creme de chocolate. Coloquei a última parte do bolo e cobri o bolo todo com o creme para cobertura. Ralei chocolate por cima do bolo e polvilhei com açúcar em pó.
Bem...ficou "Brutalíssimo"

Notas: Cobrir a primeira parte do bolo com o doce de groselhas, foi porque achei que o ligeiro sabor acre da compota ligaria muito bem com o chocolate, e resumindo: achei muito bem mesmo. Pois...o sabor que deu ao bolo foi simplesmente fantástico.

P.S. Filha, um muito obrigada por seres a filha que és. E me teres ajudado a realizar o meu sonho, o de ser "MÃE". Além de me proporcionares o 1º dia mais feliz da minha vida.