sexta-feira, setembro 24, 2010

LOMBO DE PORCO ASSADO COM FUNCHO E ALECRIM





Comprei uma peça de lombo de porco com o osso e pedi para desossar, mas... não completamente. Pois, eu gosto de assar o lombo com o osso, uma vez que a gordura que o próprio tem, não deixa o lombo tão seco como é já usual (do lombo). Vamos à receita.

Ingredientes:

-1 lombo de porco
- 2 colheres de sopa de sementes de funcho
- 2 pernadas de alecrim fresco
- 5 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- azeite
- sal marinho
- 1 malagueta seca
- 4 pimentas moídas na altura
- batatas novas cortadas em quartos

Primeiro, no meu amofariz, esmaguei as sementes de funcho, o alecrim esfarelado e a malagueta - isto vai dar um “picantezinho”. Juntei um pouco de azeite e envolvi a carne com este preparado. Reservei durante 2 horas. Ao fim desse tempo, polvilhei com um pouco de sal marinho e levei ao forno, a uma temperatura de 200 º C, durante 20 minutos. Ao fim desse tempo, borrifei a carne com o vinagre balsâmico e deixei durante 10 minutos para harmonizar sabores. Depois, foi juntar as batatas e deixar assá-las. Quando as batatas estão assadas, a carne já está perfeita. Servi com uma couve galega salteada que fiz assim:

Couve galega salteada:

- couve galega cozida (claro (!) Depois de previamente bem lavada)
- 2 cabeças de alhos descascados e laminados
- azeite
- 1 bom molho de salsa
- flor de sal
- sumo de meio limão
Lavei a couve galega e cozi em água e sal. Depois de cozida, escorri e reservei. Numa frigideira deitei o azeite e o alho laminado. Quando o azeite se encontrar quente, junto a couve galega e o molho de salsa inteiro (previamente lavado). Envolvo tudo muito bem e rectifico o tempero. Temperei com pimenta preta moída na altura. Brutalíssimo...