segunda-feira, junho 13, 2011

PÊRAS COM CHOCOLATE













Apesar de ter aderido a corantes nos cupcakes, mas antes informei-me e muito bem com um médico meu conhecido! Não quer dizer: que adira aos pós que dizem: ser a mesma coisa que o caseiro. A esse pensamento, só digo: não sabem, e não têm paladar concerteza, pois um creme pasteleiro feito caseiro não têm mesmo nada haver com esse pozinho, eu nunca comprei nem compro, mas se já comi e muitos bolos de pastelaria só posso dizer a minha opinião! Quando vou a uma loja de hotelaria comprar as minhas coisas de enfeites ou formas, comprovo que o pessoal anda a comprar os pozinhos todos....(sorrisos) mas, como eu sou uma mulher muito diferente do geral não vou em modas, nem no que dizem e sim na minha experiência (idade) que já é alguma! Eu vou deixar aqui a minha receita de creme pasteleiro, claro conforme as necessidades nesta receita só precisei de fazer metade da receita.

Receita de creme pasteleiro:
Ingredientes:
-75 g de farinha
-200 g de açúcar
-1/2 l de leite
-6 gemas de ovo
-1 colher de café de baunilha em pó rasa
Com o batedor de varas de arames ou (fovet) como agora têem a mania de chamar. Para mim como sempre chamei vara de arames é assim que vai continuar a ser. Bati as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas. Envolvi de seguida a farinha junto com a baunilha e depois o leite quente. Levei ao lume batendo sempre com a vara de arames até levantar fervura e "ops" um creme pasteleiro caseiro e simples de se fazer, ok, pelo menos para mim. Agora vamos à receita que retirei deste pequeno Tesouro!

Pêras com chocolate:
Ingredientes:
-6 pêras médias
-0,5 l de água
-200 g de açúcar
-1 cálice de vinho-do-Porto
-1 cálice de anis
-400 g chocolate em tablete (usei Valrhona)
-0.5 l de creme de pasteleiro
Tirar os caroços às pêras, descascá-las e cozê-las em água, açúcar, vinho-do-Porto e anis. Derreter o chocolate em banho-maria e, caso necessário, adicionar um pouco de óleo para ficar líquido (usei uma colher de sobremesa de óleo Espiga). Fazer o creme pasteleiro, sem que fique muito consistente mas também não muito líquido. Colocar o cabo de uma colher de pau no buraco das pêras e mergulhá-las no chocolate derretido, uma a uma. Distribuir o creme de pasteleiro pelos pratos de servir (usei tigelas) e colocar uma pêra em cada um deles. Fazer um funil de papel vegetal, cortar-lhe a ponta e enchê-lo com o chocolate derretido. Desenhar fios por cima das pêras e do creme pasteleiro. Comentário do meu provador oficial: BRUTALÍSSIMO....

Notas: só fiz metade da receita, daí eu só ter feito metade da receita do creme pasteleiro.

P.S. Quem me segue sabe que uma das minhas Paixões entre outras é música! Ao escrever a receita onde escrevi a palavra cálice lembrei-me de uma música que gosto e muito! Vou partilhar o clip com os meus seguidores....

Estou no Facebook aqui!



"Esquecer uma mulher inteligente custa um numero incalculável de mulheres estúpidas..."

[António Lobo Antunes]