sexta-feira, setembro 02, 2011

TRUFAS DE CHOCOLATE COM COBERTURA DE PISTÁCIO






Já sabem! Chocolate, é uma perdição para mim e filhos...Simplesmente adoramos, e desde que a filha me ofereceu este pequeno pecado, não há uma semana que eu não faça uma receita do livro. Desta vez resolvi-me pelas Trufas o que é uma receita muito diferente das trufas, que eu fazia, pois "fazia", digo: bem!. O filho lembrou-me que nesta casa nunca fiz. Tendo-me mudado há 12 anos, é uma grande falha da mãe (eu), mas também fazia muito era quando os filhos eram mais pequenos nas festas de aniversário deles. Mas como o filho disse: tenho saudades das tuas mãe, ok, um desejo ou pedido dos filhos para mim, soa-me a música, o que trocando por miúdos vai sair rápido no "COZINHAR COM OS ANJOS"... Vamos à receita.

Ingredientes:
-120 ml de natas para bater
-350 g de chocolate de leite (usei Valrhona comprei no El Corte Inglês)
-15 g de manteiga sem sal
-1 colher de sopa de licor de amêndoa (usei o licor de cereja)
-350 g de chocolate preto (usei Valrhona comprei no El Corte Inglês)
-150 g de pistácios sem sal

Preparação:
Numa caçarola (tacho), em lume brando, fazer ferver as natas. Retirar do lume. Adicionar o chocolate de uma só vez, mexer bem até derreter. Juntar a manteiga e o licor. Deitar numa taça e levar ao frigorífico durante 1 hora.
Forrar uma forma com papel vegetal ou papel de alumínio (usei vegetal).
Com uma colher para fazer bolas de melão, ou de gelados, , formar bolas. (Usei de gelados), colocar num tabuleiro e levar ao congelador por 1 hora.
Derreter o chocolate preto em banho-maria, mexer sempre até obter um creme macio. Retirar do lume e deitar numa taça; deixar arrefecer um pouco.
Colocar os pistácios numa taça. Com a ajuda de um garfo, mergulhar as trufas no chocolate, cobrindo-as completamente. De imediato, passar as trufas pelos pistácios e envolver. Colocar no tabuleiro e levar ao frigorífico durante 1 hora.
Guardar as trufas durante duas semanas num recipiente hermeticamente fechado e colocar uma folha de papel vegetal entre cada camada. Poderá também guardar no congelador durante um mês. Comentário do meu provador oficial: brutalíssimo...Eu digo: é mesmo um Pecado dos Anjos!

P.S. A duração das 18 trufas que fiz, foi: nem 48 horas durou.:)

Notas: não utilizem o micro-ondas para derreter o chocolate, ok? Pois o banho-maria faz toda a diferencia! Eu vejo o pessoal a escrever que é a mesma coisa, mas podem crer que não é de todo mesmo! Antes de haver micro-ondas talvez há uns vinte e poucos anos atrás, só sei que tive micro-ondas tinha o meu filho mais novo 2 ou 3 anos, tendo ele hoje 27 já há uns anitos que eu tenho, primeiro que eu utilizasse "aquilo" foi um "cabo de trabalhos" tive muitas conversas com um médico amigo, que era clínica geral e pediatra, era meu médico e dos filhos além de amigo. O Dr. Albino Santos Antunes, morava a 20 metros da minha casa. Primeiro que ele me fizesse entender que o aquecer o leite era novicio para a saúde dos meus filhos, bem levou tempo, como eu digo: tive um bibelot bastante tempo sem uso e quando comecei a usar foi só mesmo para aquecer e até hoje apesar de já ter tido vários é mesmo só para o que uso "aquecer" isto tudo para dizer o quê? Admito, que numa pressa já derreti muito chocolate no micro-ondas, mas talvez há uns dois anos voltei há minha moda antiga: lume baixo, em banho-maria a mexer sempre com muita paciência, e digo: nem sabor nem textura tem nada haver....É só a minha modéstia opinião, como sabem cada qual faz o que lhe convém!

Estou no Facebook aqui!

"É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver..."

[Martin Luther King]