segunda-feira, janeiro 30, 2012

GELADO DE NATA COM MARMELADA



Agora quem me segue é que vai mesmo confirmar: a Isabel "surtou"...Num Domingo posta um chocolate para aquecer na Segunda vai de gelado! Ok, então a Isabelita vai explicar! Primeiro, não fiquem preocupados/as pois não "surtei", pois esse pequeno pormenor já o tenho desde que nasci. :) Segundo, gelados para mim é das sobremesas que mais me aquece, pois se eu adoro. Cá na minha casa tanto faço (gelados) de Verão como Inverno. A frequência é exactamente a mesma sem tirar nem pôr...

Ainda me lembro quando tinha 9 anos em Agosto o médico disse à minha mãe que eu tinha que ser operada às amígdalas, e que ia marcar a operação para Novembro ok, até aí tudo bem! Que remédio, já que não podia fugir, só tinha que ir. Mas, depois lembrei-me, que o meu irmão no ano anterior no Verão tinha sido operado ao mesmo e só tinha comido gelados. Boa, vim para casa toda feliz, pois ia ser operada e os primeiros dias ia comer o que eu mais gostava! O problema foi quando eu vinha de comboio com a minha mãe para a Amadora (o médico era em Lisboa) e ela se lembra que em Novembro não havia gelados, quando eu falo de (gelados) eram daqueles de pauzinho de gelo, não de leite, pois eram desses que eu tinha que comer! A marca era Rajá, no meu tempo de criança não havia outros. Pronto, com a lembrança da minha mãe fiquei mais triste, pois além de ter que ser operada, ainda por cima não ia ter a sorte do meu irmão! Mas em casa quando o meu pai chega, resolveu logo o problema, desceu as escadas e pede ao Sr. António que era o dono da Pastelaria Colóquio, para ele encomendar umas caixas de gelados, e guardar para a Belinha (eu) era/sou conhecida na Amadora. Que como seria operada em Novembro precisava dos gelados, pois hoje há todo o ano gelados, mas quando eu era criança esses gelados só mesmo no Verão. (Claro, que eu todo o ano comia gelados no Galeto com o meu pai) mas, na altura da execução das minhas amígdalas só podia ser de gelo. Bem! Vamos ficar por aqui em mais uma estória da minha vida.:)

Resolvi fazer uma sobremesa diferente(!) Tinha feito gelado de nata. Também tinha feito marmelada com os marmelos que sobraram do licor de marmelo (marmelinho) resolvi improvisar e muita boa hora o fiz! Ficou uma pequena grande maravilha a mistura dos sabores e texturas...Receita a repetir. Agora vamos à receita do gelado.


Receita de gelado de natas:

Ingredientes:
-2 gemas
-80 g de açúcar
-500 ml de natas
-1 lata de leite condensado

Bati as gemas com o açúcar até ficar uma mistura espumosa e esbranquiçada. Juntei o leite condensado e envolvi muito bem! Depois foi juntar as natas batidas "quase" em chantilly e envolver muito bem sem bater. Verter o preparado na sorveteira a trabalhar. Ao fim de 35 minutos tinha o gelado pronto para me deliciar. O que coloquei num prato bolas de gelado e no intervalo a marmelada. Juntei nozes.

"Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer. " (...E, fazer...!)

[Amyr Klink]