quinta-feira, junho 11, 2015

CURD DE AMORAS SILVESTRES



Ainda tinha, um tupperware na arca, com amoras da colheita do ano passado. Resolvi o problema: acabar com elas. :) Resolvi fazer curd de amoras. Vamos ver como fiz.


Ingredientes:
-500 g de amoras
-130 g de açúcar amarelo
-3 ovos
-50 g de manteiga sem sal
-sumo de 1 limão
-1 c. de chá de Maizena

Primeiro, deixei descongelar as amoras. Com a varinha-mágica triturei as amoras. Num tacho coloquei a mistura das amoras, açúcar e o sumo do limão. Levei ao lume até o açúcar derreter e estar uma mistura homogénea. Retirei o tacho do lume e juntei a manteiga, fui mexendo até a mesma estar derretida. Juntei a Maizena os ovos batidos e envolvi muito bem. Levei de novo ao lume baixo e sempre a mexer até começar a ferver e ficar com a consistência dum creme grosso. Deitei o curd em frascos esterilizados.

Notas: Uma nova dica para esterilizar os frascos, mas se não vos interessar, coloquem no canto Ok? Deitei água a ferver nos frascos e tampas (as tampas coloco numa tigela). Depois despejo a água e coloco os frascos num tabuleiro de ir ao forno, com a ajuda de uma pinça faço o mesmo às tampas e levo o tabuleiro ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante 10 minutos. Evapora a humidade dos frascos. :) Mas cuidado a retirar os frascos do forno, não se queimem.

"Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si."
 
(Lucille Ball)