sexta-feira, junho 12, 2015

GELADO DE BAUNILHA COM CEREJAS



Quem me segue, não preciso explicar a minha ligação com gelados. Quem caiu aqui pela 1º vez, basta ir à lateral e ver o nº de gelados postados. Penso que esclarece tudo. ;)  Já tenho gelado de baunilha (várias receitas) e de cereja igualmente. Sendo a altura das cerejas, e adorando eu esta fruta, além que como disse há uns dias, chegou a minha casa uma quantidade enorme de cerejas de Resende, não se pode estragar nada. Vamos ver como fiz este gelado, pois isso é o que vos interessa. :)


Lavei 300 g de cerejas e retirei os caroços e cortei-as em bocados. Coloquei as cerejas num tacho reguei com o sumo de 1 laranja, 50 g de açúcar e meia colher de café de pimenta-da-jamaica. Levei ao lume e deixei ferver até fazer um xarope (líquido, não grosso ok?) Juntei 30 ml de licor de cereja e envolvi muito bem e deixei arrefecer completamente.

Gelado de baunilha:
-1 vagem de baunilha
-125 ml de leite (meio gordo ou gordo)
-300 ml de natas
-3 gemas de açúcar
-60 g de açúcar

 Cortei a vagem de baunilha longitudinalmente e retirei o miolo. Deitei ambas (miolo e vagem) numa panela juntamente com o leite e deixei ferver, mexendo sempre. Retirei a vagem. Bati as gemas com o açúcar, num banho-maria bem quente, até a mistura ficar com uma cor amarelo claro e cremosa. Adicionei ao poucos o leite baunilhado e continuei a mexer até engrossar depois retirei do lume e deixei arrefecer (coloquei a panela numa tigela cheia de gelo) e fui mexendo até arrefecer. Coei a calda da cerejas (as cerejas reservei) e juntei a mesma à mistura envolvendo muito bem. Por fim juntei as natas batidas em chantilly e envolvi na mistura sem bater. Deitei a mistura na sorveteira a trabalhar, ao fim de 20 minutos juntei as cerejas reservadas (coadas) e deixei envolver uniformemente mais 10 minutos.

"Se você quer um pedacinho do Paraíso, acredite em Deus.
Mas se você quer conquistar o mundo, acredite em você
porque Deus já te deu tudo o que você precisa
para você vencer."
 
(Augusto Branco)