sexta-feira, fevereiro 26, 2016

MADALENAS COM CURD DE LIMÃO




Esta receita saltou do meu livro "PAIXÃO PELO CHOCOLATE" só que o recheio era compota de maçã, eu resolvi aromatizar a massa com casca de limão ralado, e recheei com curd de limão, o que não me arrependi nada. Deu 12 Madalenas. Vamos à receita.


Ingredientes para as madalenas:
-200 g de chocolate negro/preto
-20 g de cacau em pó
-150 g de ovo
-150 g de manteiga amolecida
-375 g de farinha (usei 290 g de farinha)
-185 g de açúcar (usei amarelo)
-125 ml de leite


1. Aqueça o forno a 200 ºC e disponha sobre o respectivo tabuleiro formas de papel frisado.

2. Derreta o chocolate em banho-maria, deixe-o arrefecer um pouco e adicione-lhe a manteiga. Junte o açúcar e mexa até obter uma mistura homogénea.

3. Peneire a farinha com o cacau e adicione-os cuidadosamente ao preparado anterior. Junte depois o leite e, de seguida os ovos ligeiramente batidos. A massa não deve ter uma aparência lisa, mas sim um pouco grumosa.

4. Distribua a massa pelas formas e leve-a a cozer durante 15 minutos. Pique uma das madalenas com um palito para verificar se está cozido.

5. Corte a parte superior das madalenas, de maneira a obter uma espécie de chapéu. Coloque um pouco de recheio escolhido sobre a parte inferior e cubra com a parte que cortou.

6. Polvilhe com açúcar em pó e sirva.

Notas: utilizei só 290 g de farinha, em principio quando li a receita achei farinha a mais para os ingredientes, então pesei 300 g e mais 75 g caso eu estivesse errada.  Peneirei o cacau com as 300 g, e nem utilizei tudo. Fui adicionando e encontrei a textura nas 290 g.

"Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."


(Fernando Pessoa)