terça-feira, janeiro 03, 2017

FRANGO DO CAMPO COM COUVE PORTUGUESA




 O frio (detesto) :( pedem comidas de conforto o caso da receita simples de hoje. Chegaram uma couves Portuguesas a minha casa "ditas" biológicas, fiz uma sopa, cozi com peixe, mas sobrou-me uma, e eu não queria que se estragasse, resolvi fazer com um frango do campo (campo?) é uma "tanga" que eu continuo a fingir que acredito, desde que venha do talho ou grandes superfícies (o caso) nunca acredito em tal, pago como se fosse, mas para mim continua a ser aviário de cinco estrelas e só. Mas deixando de conversas, vamos ver como fiz.


Ingredientes:
-1 frango (este paguei como tal e diz que "era" do campo) :)
-4 dentes de alho
-1 couve Portuguesa (usem a couve que preferirem)
-1 tira de presunto
-3 cenouras médias
-1 batata doce grande
-1/2 chouriço de carne de boa qualidade (utilizei chouriço picante da zona de Cinfães)
-1 morcela pequena (a minha era da zona de Cinfães)
-1/2 dl de azeite virgem
-1 dl de vinho branco
-sal marinho
-pimenta q.b.
-colorau q.b.
Arranjei o frango e cortei-o em pedaços; temperei com sal marinho, os alhos descascados e esmagados e a pimenta. Reservei o frango na tigela coberto com film no frigorífico durante 4 horas. Arranjei a couve e cortei em estilo Juliana grosseiramente. Num tacho coloquei a couve, o presunto cortado em tiras finas, o frango, a batata doce cortada em cubos, as cenouras cortadas às rodelas. Temperei com colorau. Repeti a operação até acabar os ingredientes. Coloquei na superfície o chouriço e a morcela, ambos cortados às rodelas. Reguei com o azeite e vinho branco, tapei o tacho e cozinhei em lume brando. Rectificar os temperos.

Nota: Rectificar os temperos, mas ter em atenção o sal dos enchidos e do frango temperado e reservado.


"Você pode ser quem quiser. Apenas não seja algo que não é."

(Matheus Jacob)