segunda-feira, janeiro 02, 2017

TARTE DE AMÊNDOA




Uma tarte que esteve na nossa mesa de Natal e que faço há imensos anos, só agora vi que nunca tinha feito para partilhar convosco, mas como vamos sempre a tempo, aqui fica ela. Só que alterei e juntei natas à cobertura e deixei fazer "quase" caramelo. Vamos ver como fiz.


Ingredientes da base:
-150g de manteiga com sal à temperatura ambiente
-150g de açúcar
-150g de farinha Branca de Neve
-1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
-3ovos

Numa tigela bati a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo, fui adicionando os ovos um a um sem nunca deixar de bater. Por fim adicionei a farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] peneirada com o fermento e envolvi bem com a espátula. Deitei o preparado numa tarteira de fundo falso, não alisei, deixei que ela ao cozer se fizesse (feitio) como a sua própria vontade, não ficou redondinha, ficou um pouco rústica. :) Foi a vontade dela (tarte). :))) Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos, nesse espaço de tempo fiz a cobertura.


Ingredientes da cobertura:
-125g de açúcar
-125g de manteiga com sal
-5 c. de sopa de natas
-200g de miolo de amêndoa palitada

Juntei os ingredientes da cobertura num tacho que levei ao lume, quando a manteiga derreteu, baixei um pouco o lume e fui sempre mexendo até ficar com a cor dourada (caramelo). Retirei a tarteira do forno e deitei o preparado por cima (tem que ser rápido), espalhei como deu (tempo) mas se não ficar uniforme não há problema o forno (temperatura) encarrega-se de colocar tudo no lugar (mais ou menos). eu já escrevi que esta tarte queria como a vontade dela (tarte) ela quis ser rústica e eu deixei. Esteve no forno mais 12 minutos. Ao fim desse tempo retirei do forno, e deixei arrefecer antes de desenformar. As laterais que ficou com a amêndoa, eu com a ajuda de uma faca descolei.

Notas: do meu provador oficial (filho):-Mãe, esta tarte está brutal, nunca tinha comido uma tarte destas tão boa. As minhas alterações deram o final pretendido. :)))


Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica
Sporting Clube de Portugal